O Congresso dos Municípios Alagoanos 2023 que tem como tema “Eficiência e Transparência na Gestão Pública começou nesta quinta-feira, no Centro de Convenções, com as primeiras salas temáticas abordando turismo, Meio Ambiente, Cultura, Educação, E-social, lei de Licitações, Comunicação e Assistência Social.
Até amanhã serão 17 palestras em mais de vinte horas de qualificação. Os números impressionam. Mais dois mil servidores, dos 102 municípios, serão capacitados, um número que representa o interesse dos gestores em ter equipes cada vez mais eficientes, diz o presidente da AMA, Hugo Wanderley. O diferencial é ser gratuito e o excelente nível dos palestrantes.
Com cerca de 500 participantes, o presidente Hugo Wanderley participou da abertura do Eixo Temático Educação, ao lado do secretário de Educação, Marcius Beltrão, da presidente da Undime Noêmia Pereira e diretoria. Ele disse da importância de um encontro dessa magnitude para a discussão das questões fundamentais nesse diálogo entre o poder público, dirigentes, professores e as Instituições.
A sala temática teve uma mesa redonda com o tema ” A legislação que disciplina a forma de apuração do índice municipal de qualidade educacional de alagoas – IQEAL, previsto na lei estadual nº 5.981, de 19 de dezembro
de 1997, conforme dispõe o inciso iii, art. 2º, do decreto estadual nº 85.568, de 16 de novembro de 2022 com a participação de Sueleide Barbosa – Superintendente do Sistema Estadual de Educação/SEDUC, representações da SEPLAG, SEFAZ, Lucas Sachsida – Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo de Defesa da Educação do Ministério Público Estadual
As Estimativas do Fundeb 2023 , Perspectivas e Desafios é um outro tema importante apresentada por Luiz Geraldo Monteiro – Consultor da Área Técnica Educacional da AMA e “O Regime de Colaboração Estado x Municípios: As ações para melhoria da qualidade do ensino público em 2023”.
O Eixo Educação continua amanhã.