Com pauta festiva, o Conselho Estadual do programa Alagoas Sem Fome realizou, no palácio República dos Palmares, a quarta reunião intersetorial nesta quarta-feira (11). Na ocasião, foram celebrados os avanços e os resultados obtidos durante o primeiro ano de existência da iniciativa do Governo de Alagoas.
O Alagoas Sem Fome foi criado em 27 de dezembro de 2023 e desde então atua coordenando atividades de combate à insegurança alimentar no Estado, contando com esforços conjuntos das instituições públicas e privadas, do setor produtivo e da sociedade civil.
Nesse contexto, no quarto encontro com os conselheiros, foi apresentado um balanço geral das atividades promovidas nos primeiros doze meses de atuação do programa.
Na reunião também foram discutidos o Pacto G20 de combate à fome e à pobreza, o diagnóstico de estratégias para reduzir o desperdício desenvolvido pela parceria com a Connecting Food e o relatório final da análise temática do Alagoas Sem Fome, produzido pela Onu-Habitat.
Para a secretária Especial de Gestão e Patrimônio e coordenadora em exercício do programa, Júlia Beltrão, o Conselho Estadual é uma das iniciativas efetivas do governador Paulo Dantas que une e consulta diversos setores da sociedade para alcançar todas as famílias em vulnerabilidade do estado.
“O programa Alagoas Sem Fome cresce a cada dia e a gente consegue trazer para perto todas as entidades que compreendem que a luta contra a fome é um compromisso de todos. É uma felicidade estarmos comemorando um ano em ação e já com resultados tão positivos”, afirmou a gestora.
Além disso, o encontro também deliberou os andamentos processuais, as novas estratégias que serão adotadas em 2025 e as próximas datas das reuniões trimestrais realizadas com o grupo.