A aeronave do Serviço Aeromédico (UTI Aérea) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizou mais uma transferência de paciente que estava internado no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM). Neste domingo (30), a aeronave transferiu uma criança de 2 anos que teve derrame pleural.
A criança é natural de São José da Tapera. Ela foi transferida para o Hospital Geral do Estado (HGE), localizado em Maceió onde continuará recebendo os cuidados necessários para seu tratamento.
A transferência foi realizada pelo helicóptero Koala do Serviço Aeromédico de Alagoas. O helicóptero faz parte do Programa Salva Mais, do Governo de Alagoas e têm como objetivo reduzir o tempo-resposta dos atendimentos. Com isso, são salvas as vidas de pacientes em estado crítico.
O Programa Salva Mais conta ainda com um avião Baron, um bimotor de alta performance, com capacidade para voar 5h a 320 km/h, que é utilizado em transferências interestaduais de pacientes críticos e para transplante de órgãos, podendo percorrer longas distâncias com total segurança.
Dessa forma, o Governo de Alagoas tem uma das principais ferramentas de atendimento emergencial, beneficiando diretamente milhares de pessoas. Segundo estimativas, o número de pacientes salvos poderá aumentar significativamente com a atuação das novas aeronaves.