O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) promoveu, nesta quinta-feira (31), um curso de capacitação para os profissionais que trabalham na Banca Examinadora, qualificando ainda mais o atendimento ao público e assegurando uniformidade no processo de exames práticos.
O evento foi voltado para todos os examinadores do estado e contou com a participação de especialistas para abordar temas como atualização de legislação, atendimento a pessoas com deficiência (PcDs), mecânica básica e ética.
De acordo com Manassés Mesquita, chefe da Banca Examinadora do Detran, o treinamento visa atualizar os profissionais para que eles levem um atendimento cada vez mais humanizado.
“A capacitação é essencial para que todos os examinadores possam lidar com os diferentes perfis de candidatos, inclusive pessoas com deficiência, de maneira adequada e uniforme. Queremos garantir que todos os candidatos sejam avaliados com os mesmos parâmetros e tenham um tratamento com equidade”, destacou.
Para Ricardo Couto, examinador de Trânsito, a atualização vem em boa hora, tendo em vista que o Detran vai promover, nos meses de novembro e dezembro, um mutirão para provas práticas em Maceió e no interior.
“Estarmos alinhados em termos de legislação e procedimentos é fundamental para uma avaliação justa e padronizada. Além disso, entender as especificidades do atendimento a PcD e aprimorar nossos conhecimentos sobre o processo faz com que possamos oferecer um atendimento de qualidade para todos”, declarou.
Mutirão de CNH
O Detran abrirá 2.200 vagas extras para provas práticas de direção em novembro e dezembro, voltadas para os candidatos que estão próximos de encerrar o prazo de 12 meses de abertura do processo para obter a 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Serão 1.800 vagas para Maceió e Região Metropolitana, com as provas realizadas no período da tarde, e 400 no interior.
Também serão beneficiados candidatos que iniciaram o processo em 2019, foram impactados pela pandemia e têm o prazo final de 31 de dezembro de 2024 para concluí-lo, segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida busca ajudar na obtenção da CNH e facilitar o acesso ao mercado de trabalho.