Dia de beleza resgata autoestima de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Ação encerrou a programação alusiva ao Mês da Mulher

Por Everton Dimoni / Ascom Seprev

31/03/2025 -

17:13h

Vitória Ester Costa / Ascom Seprev

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Feminina (UIF) participaram, nesta segunda-feira (31), de um dia de beleza, encerrando a programação alusiva ao Mês da Mulher. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), teve como objetivo promover a ressocialização e o resgate da autoestima das socioeducandas.

A supervisora da UIF, Silvia Medeiros, explica que a ação complementa a aplicação da medida socioeducativa, visando a reintegração social plena das adolescentes. “Hoje foi um dia muito importante para nossas meninas, principalmente porque elas se encontram privadas de liberdade. A socioeducação leva em conta vários fatores, como educação, profissionalização, mas também a interação e a valorização pessoal das nossas meninas”, explica a supervisora.

Para as adolescentes, o dia de beleza foi um exemplo do trabalho humanizado desenvolvido dentro da unidade de internação. “A gente está aqui cumprindo a medida socioeducativa, mas contamos com a atenção integral da equipe técnica. Manter a autoestima em privação de liberdade nem sempre é fácil, mas a gente se arrumou, se sentiu melhor e nos sentimos contempladas. Foi um dia muito importante para todas nós”, comentou uma socioeducanda.

Ricardo Dória, titular da Seprev, ressalta que a ação alusiva ao Mês da Mulher vem aperfeiçoar as metodologias já utilizadas pelo Estado no atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei. “Promover a valorização das socioeducandas vem aprimorar o processo de socioeducação, complementando todo o trabalho psicossocial, educacional e profissionalizante que é realizado aqui. Com isso, o Governo do Estado busca preparar as adolescentes para o seu retorno à sociedade e ao seio familiar”, afirmou o secretário.