Ícone do site Sertão na Hora

Dia de beleza resgata autoestima de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Feminina (UIF) participaram, nesta segunda-feira (31), de um dia de beleza, encerrando a programação alusiva ao Mês da Mulher. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), teve como objetivo promover a ressocialização e o resgate da autoestima das socioeducandas.

A supervisora da UIF, Silvia Medeiros, explica que a ação complementa a aplicação da medida socioeducativa, visando a reintegração social plena das adolescentes. “Hoje foi um dia muito importante para nossas meninas, principalmente porque elas se encontram privadas de liberdade. A socioeducação leva em conta vários fatores, como educação, profissionalização, mas também a interação e a valorização pessoal das nossas meninas”, explica a supervisora.

Para as adolescentes, o dia de beleza foi um exemplo do trabalho humanizado desenvolvido dentro da unidade de internação. “A gente está aqui cumprindo a medida socioeducativa, mas contamos com a atenção integral da equipe técnica. Manter a autoestima em privação de liberdade nem sempre é fácil, mas a gente se arrumou, se sentiu melhor e nos sentimos contempladas. Foi um dia muito importante para todas nós”, comentou uma socioeducanda.

Ricardo Dória, titular da Seprev, ressalta que a ação alusiva ao Mês da Mulher vem aperfeiçoar as metodologias já utilizadas pelo Estado no atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei. “Promover a valorização das socioeducandas vem aprimorar o processo de socioeducação, complementando todo o trabalho psicossocial, educacional e profissionalizante que é realizado aqui. Com isso, o Governo do Estado busca preparar as adolescentes para o seu retorno à sociedade e ao seio familiar”, afirmou o secretário.

Sair da versão mobile