Foi divulgado o documentário “Santana do Ipanema: Terra dos Escritores”. O filme documentário conta com recursos da Lei Paulo Gustavo para produção de obra audiovisual de média metragem.
Santana do Ipanema, foi instituída oficialmente por Lei Municipal nª 1.235 de 17 de Dezembro de 2024, na gestão da prefeita Christiane Bulhões, como a terra dos escritores. A cidade conta com mais de 60 escritores e é berço de importantes nomes da literatura, como Brenno Accyoli e Oscar Silva, que projetaram Santana para o mundo literário.
O documentário conta a rica história dos escritores santanenses e emerge no mundo da literatura para eternizar a história literária do município, que carrega uma tradição de escritores que contribuem para a cultura, a educação e o fortalecimento da identidade local. É destaque ainda a Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes.
Além de homenagear os escritores, a obra tem objetivo de dar visibilidade ao legado dos escritores com entrevistas com Tobias Medeiros e Djalma de Melo, estes dois que são os decanos dos escritores santanenses. Conta ainda com entrevistas da escritora Lícia Cibelle a mais jovem em atividade, da Lúcia Nobre e do atual presidente da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes, José Malta Fontes Neto.
O material vai explorar a influência da literatura no cotidiano de Santana do Ipanema e oferece um panorama de sua relevância na preservação da memória e na construção da identidade cultural do município.
No documentário, o escritor Tobias Medeiros destaca: “Uma terra sem literatura é uma terra, vamos dizer assim, um pouco morta. Porque a literatura transporta para o outro mundo. Você morre, mas fica a sua obra mostrando o que você deixou naquele povo da sua terra”.
O filme é uma produção de Souza Marketing, dirigido por Jean Souza. A produção conta com o apoio da Prefeitura de Santana do Ipanema e Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes.
ASSISTA O DOCUMENTÁRIO COMPLETO