Santana do Ipanema, foi instituída oficialmente por Lei Municipal, na gestão da prefeita Christiane Bulhões, como a terra dos escritores. A cidade conta com mais de 80 escritores e é berço de importantes nomes da literatura, como Brenno Accyoli e Oscar Silva, que projetaram Santana para o mundo literário.
É sobre esse tema que o documentário “Santana do Ipanema: Terra dos Escritores” vai abordar, explorar e eternizar a história literária do município, que carrega uma tradição de escritores que contribuem para a cultura, a educação e o fortalecimento da identidade local.
A obra vai contar com entrevistas de escritores que contribuíram para literatura santanense e destacará o impacto dessas figuras literárias na vida dos santanenses e na valorização cultural da cidade, com objetivo de homenageá-los, pelo papel essencial na formação cultural da cidade. A obra também busca dar visibilidade ao legado desses autores.
O material vai explorar a influência da literatura no cotidiano de Santana do Ipanema, oferecendo um panorama da relevância da literatura na preservação da memória e na construção da identidade cultural do município.
Um dos destaques é a presença do escritor Tobias Medeiros, o decano atualmente em atividade, que em 1976 lançou sua primeira obra. Outra figura importante é o Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes, José Malta Fontes Neto.
Portanto, o documentário vai homenagear e valorizar a cultura local, garantindo que o legado literário santanense seja eternizado para a posteridade. O material O será distribuído gratuitamente em plataformas digitais.
A produção será realizada pelo Sertão na Hora e tem direção de Jean Souza, profissional com sólida trajetória na área de marketing político e produção audiovisual. Conta com o apoio da Prefeitura de Santana do Ipanema e Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes. Os recursos usados para financiar o projeto do são oriundos da Lei Paulo Gustavo.