Em menos de uma semana três pessoas foram presas em operações de combate ao furto de energia elétrica

As prisões foram registradas em Maceió, Barra de Santo Antônio e Maragogi com atuação da Polícia Militar de Alagoas

Por Redação Equatorial Energia

11/04/2025 -

12:13h

A Equatorial Alagoas, com a participação da Polícia Militar deflagrou, na madrugada desta quarta-feira (09) a operação “Sintonia”, que resultou na prisão de um ex-prestador de serviço da Distribuidora, pela prática em flagrante de furto qualificado. O caso foi registrado no município da Barra de Santo Antônio, no litoral norte de Alagoas.

Na operação “Sintonia”, equipes de inspeção da Distribuidora identificaram um desvio de energia na unidade consumidora do ex-prestador de serviço da empresa, que estava com fornecimento suspenso e estava ligada de forma clandestina, sem registrar o consumo de energia consumido pelo estabelecimento. O responsável pela unidade foi conduzido à Central de Flagrantes, onde foi registrado um Boletim de Ocorrência (B.O) por furto qualificado.

Nos últimos seis dias, outras duas pessoas foram presas em operações como estas. Na última sexta-feira (04), a operação denominada “Energia Limpa”, foi responsável pela prisão de mais uma pessoa em flagrante. A ação foi realizada em Maceió, no Bairro Serraria, com o apoio do 13º Batalhão de Polícia Militar. Equipes da Distribuidora encontraram um açougue com o fornecimento suspenso ligado de forma clandestina, sem registrar a energia consumida pelo estabelecimento.

Já na terça-feira (08), em Maragogi, com o apoio da Polícia Militar, por meio do 6º Batalhão, equipes da Distribuidora identificaram uma intervenção no medidor de energia em uma choperia. A unidade é reincidente na prática de furto de energia sendo flagrado pela terceira vez em dois anos na atividade delituosa. Por isso, o responsável pela unidade foi preso.

De acordo com levantamento da Distribuidora, a perda estimada nas três ocorrências é de 62.520kWh, o suficiente para atender mais de 310 residências durante um mês inteiro.

Penalidades para os infratores

O furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171, respectivamente, do Código Penal Brasileiro.

As denúncias de ligações clandestinas e irregulares podem ser feitas anonimamente e de forma segura na Central de Atendimento da Equatorial por meio do telefone 0800 082 0196 ou no site equatorialenergia.com.br , selecionando o estado “ALAGOAS”.

Ao acessar o site oficial, o cliente terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, conta contrato a ser denunciada, número do medidor de energia, pontos de referência e também há um espaço para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise e comprovação do caso. O anonimato no ato da denúncia é garantido também nas denúncias por meio do site. Depois de registrada no sistema, uma equipe será encaminhada para realizar a inspeção.