A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) emitiu uma nota de esclarecimento após registros de tremores de terra no município de Canindé de São Francisco-SE, nesta segunda-feira (27). Os tremores foram confirmados ontem (28) pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pelas estações sismográficas da própria Chesf.Circulou em aplicativos de redes sociais mensagens e áudios de moradores dos municípios de Canindé-SE e Piranhas afirmando terem ouvido estrondos na Hidrelétrica de Xingó e que engenheiros teriam ido a usina verificar .”Equipe grande indo ao local verificar, a situação não é bonita, valei-me meu deus do céu, o que vai acontecer com nós ribeirinho”, disse uma mulher em um dos áudios. Outro indivíduo compartilhou um áudio dizendo ter falado com um “vigilante” e afirmando que os engenheiros estavam apavorados devido aos tremores.
A Chesf confirmou os tremores em Xingó e afirmou que a Usina Hidrelétrica se encontra em condições seguras. Confira a nota na íntegra.
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que a Usina Hidrelétrica de Xingó se encontra em condições seguras, operando em total normalidade.
Todas as barragens da Chesf são monitoradas de forma contínua, com procedimento de rotina de inspeção local e avaliação dos instrumentos de segurança.
A Empresa possui estações sismográficas que registram tremores de terra sempre que eles ocorrem. Os últimos tremores verificados nas proximidades da usina não ocasionaram anormalidades nas estrutura da Instalação.
A Chesf reafirma a sua permanente atuação no sentido de garantir a segurança de todas as suas instalações.