Os estudantes da Rede Pública de Ensino que farão a edição 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem solicitar a isenção na taxa de inscrição do exame. O procedimento teve início nesta segunda-feira (14) e pode ser feito até o dia 25 de abril pela Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/). Vale ressaltar que o pedido de isenção não garante a inscrição no Enem e os candidatos devem efetuá-la assim que as inscrições começarem.
Quem tem direito a isenção
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem, terão direito a gratuidade os candidatos que se encaixem nos seguintes perfis:
– Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública (em 2025);
– Aqueles que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio;
– Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.
Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 também precisará justificar a ausência caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente.
Live
Na Rede Estadual de Alagoas, mais de 30 mil estudantes concluintes se inscreveram no Enem, um acréscimo de 32,5% inscritos em relação ao ano anterior.
A Rede Estadual de Ensino também registrou aumento da participação de seus estudantes nos dois dias de provas do exame, com um crescimento de quase 11 pontos percentuais no grau de participação nos dois dias de prova, passando de 69,5% em 2023 para 80% em 2024.
O crescimento é superior ao que se registrou em Alagoas e no Brasil. No estado, a média de participantes nos dois dias passou de 68,2% para 72,1%, um aumento de quase 4 pontos percentuais, enquanto no Brasil passou de 70% para 71,45%, um avanço de 1,45 pontos percentuais.
Em 2024, o programa do Governo de Alagoas criado para fortalecer a preparação dos alunos da Rede Estadual obteve números expressivos. O “Foca o Enem” garantiu a distribuição de material didático específico, totalizando 1 milhão de impressões no ano passado, quando foram ministradas 229 aulas sobre diversas áreas do conhecimento. Também foram realizados 16 aulões online ao vivo para todas as escolas, com as quais a Seduc alcançou 71.973 visualizações. Além disso, com o Simulado Foca o Enem, todos puderam treinar o cumprimento das regras, o tempo destinado à prova, a quantidade de questões, o preenchimento da folha de resposta e a produção de redação, entre outros procedimentos relacionados ao exame.
Para esclarecer dúvidas sobre o Enem e apresentar o programa, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove no próximo dia 25, às 10h, uma live para os estudantes da Rede Estadual de Ensino. A transmissão acontece no canal do Foca o Enem no Youtube (@focaoenemal).
Cronograma
Confira abaixo o cronograma no período de isenção da taxa de inscrição no Enem 2025:
– Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
– Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 12 de maio
– Período de recursos: 12 a 16 de maio
– Resultado dos recursos: 22 de maio