Equatorial inicia processo de inspeção e recomposição da rede elétrica em cidades atingidas pelas enchentes em todo o estado

Força tarefa com o contingente máximo de funcionários foi desencadeada pela Distribuidora para avaliar os estragos consequentes das fortes chuvas

Por Redação Equatorial

15/07/2022 -

13:26h

Equipes da Equatorial estão em campo para recuperar os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado de Alagoas desde o último final de semana. Uma força tarefa com o contingente máximo de funcionários foi desencadeada pela Distribuidora, com o propósito de fazer o levantamento por meio de inspeções nos municípios que tiveram a rede elétrica danificada em sua totalidade, para iniciar o processo de recomposição das estruturas e em seguida retomar o fornecimento de energia para os clientes impactados.

Gestores, técnicos, engenheiros, eletricistas e controladores do Centro de Operação Integradas da Equatorial Alagoas, estão diretamente empenhados em assegurar o restabelecimento do fornecimento de energia o mais rápido possível.

Já foram iniciados os trabalhos de instalação de novos postes e fiações nas cidades de Maceió, Rio Largo, Satuba, Marechal Deodoro, Viçosa, Barra de São Miguel, Maragogi, São José da Lage, Capela, Murici, União dos Palmares, Atalaia, Boca da Mata, Santana do Mundaú, Santana do Ipanema e Palmeira dos índios. Até o momento 90% dos clientes afetados desde o início das fortes chuvas tiveram o fornecimento normalizado.

A maioria das ocorrências foram relacionadas com condutores partidos em função de galhos e árvores lançados na rede elétrica e quedas de postes devido à instabilidade do solo com deslizamento de barreiras, alagamentos e transbordamento de rios e lagoas.

O executivo de manutenção da Distribuidora, Elger Reis, explica que por motivos de segurança foi necessário realizar o desligamento da energia principalmente nos locais que foram registrados transbordamentos, até que as chuvas cessassem, e, por isso, a recomposição do sistema se torna mais lenta.

“Foi necessário aguardar que o nível da água reduzisse para que as equipes pudessem avaliar o cenário e iniciarmos, de forma segura, tanto para a população como para os nossos técnicos de campo, o serviço de reparo dos componentes ou a troca de postes”, detalhou o executivo.

Segundo o superintendente operacional da Distribuidora, Sérgio Valinho, a atuação intensificada será mantida até que o nível de normalidade seja restabelecido. Além de escalar todos os funcionários disponíveis, o horário de serviço também está ampliado para regime de contingência.

“Nos deparamos com um cenário atípico de destruição. Em variados pontos do estado, nossas equipes estão trabalhando incansavelmente na substituição de postes e na reposição das fiações elétricas danificadas pelas chuvas e que acabaram comprometendo o fornecimento de energia dos nossos clientes”, reforçou Valinho.

É possível comunicar ocorrências junto à Distribuidora pelo número 0800 082 0196 (chamada gratuita e originada a partir de celular), também é possível fazer o registro pelo site al.equatorialenergia.com.br e pela assistente virtual Clara, que atende pelo WhatsApp no número 82.2126-9200. Por esse canal, o cliente deve abrir o chamado por mensagem de texto, não sendo possível enviar imagens ou áudios. Basta seguir o diálogo com a Clara, para ter a solicitação concluída.

A Equatorial reitera a orientação de se manter a distância de situações que possam oferecer risco, como fiação rompida e poste quebrados. Em ocasiões como essas, a empresa orienta que não se aproxime, faça o isolamento da área, acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 e acione imediatamente a Equatorial exclusivamente pelo 0800 082 0196.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas