Estudantes conhecem o Museu Palácio e têm diálogo participativo com o governador e secretários de Estado

Em um feriado municipal diferente, alunos gremistas apresentaram as necessidades estruturais de 3 escolas estaduais localizadas em Maceió

Por Severino Carvalho / Agência Alagoas

27/08/2024 -

17:10h

Alexandre Teixeira / Ascom Seduc e Agência Alagoas

Mais de 50 estudantes gremistas de três escolas estaduais localizadas em Maceió tiveram um feriado municipal diferente nesta terça-feira (27), repleto de conhecimento e diálogos participativos. Eles conheceram o acervo histórico e cultural do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), na Praça dos Martírios, e foram recebidos pelo govenador de Alagoas, Paulo Dantas, e secretários de Estado.

“Eu queria muito agradecer porque nós nunca tivemos essa oportunidade de estarmos aqui no Palácio do Governo. É um grande privilégio e até me perguntaram: ‘No feriado e vocês aqui? Vocês estão felizes?’ Sim, estamos! Eu estou muito feliz, e acredito que o pessoal também, porque é uma experiência única e nova”, revelou a estudante Marília de Omena, presidente do Grêmio Escolar Nova Geração, da Escola Estadual Campos Teixeira, uma das três unidades de ensino recebidas nesta terça.

A reunião faz parte de uma série de encontros propostos pelo governador para aproximar a gestão pública estadual da comunidade escolar, no sentido de debater projetos, programas e ações voltadas à melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem.

Segundo Paulo Dantas, a ideia é ouvir todos os estudantes gremistas das 312 escolas da rede pública estadual alagoana. Nesta terça, foi a vez dos 52 estudantes gremistas das escolas estaduais Campos Teixeira (Grêmio Escolar Nova Geração), Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes (Grêmio Elite) e Professor Theonilo Gama (Conexão X), todas integrantes da 1ª Gerência Especial de Educação (GEE).

“É uma honra estar recebendo vocês aqui. Essa iniciativa tem o propósito de nos aproximarmos da comunidade escolar como um todo para termos a oportunidade de ouvir os profissionais de educação, as alunas e os alunos. Essa proximidade pode trazer melhores benefícios e resultados mais propositivos para a escola, enfim, para todo o ambiente escolar”, avaliou o governador, em conversa com os estudantes.

Durante a reunião, os alunos apresentaram as carências das escolas como a instalação de condicionadores de ar e melhorias em infraestrutura elétrica, hidráulica e predial. Uma ata foi produzida e assinada pelas autoridades e presidentes dos grêmios estudantis para a execução dos serviços dentro do cronograma pactuado.

“Essa é uma ideia muito bacana que nós tivemos que é receber vocês aqui no Palácio. Nós vamos receber todas as 312 escolas da nossa rede. Começamos aqui por Maceió, depois vamos também ter a alegria de receber os alunos dos outros 101 municípios do estado de Alagoas”, assegurou o govenador.

Para a presidente do Grêmio Conexão X, da Escola Estadual Professor Theonilo Gama, Stefany Abs, o encontro foi bastante produtivo. Ela saiu da reunião com a garantia de que a quadra poliesportiva será recuperada e a coleta de lixo, melhorada. “É uma oportunidade e tanto, um marco histórico, porque nem todos têm essa oportunidade, e eu sou grata”, declarou.

Jovem Repórter

O estudante Pablo Thiago, que cursa o 3º Ano na Escola Estadual Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, vai atuar como “Jovem Repórter”, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para cobertura do G20, fórum de cooperação econômica internacional, que acontece em Maceió de 9 a 13 de setembro.

Ele aproveitou o momento para pôr em prática os ensinamentos que recebeu durante o curso de qualificação, junto com outros 13 estudantes da rede pública estadual de ensino. Pablo entrevistou o governador do Estado.

“Quando recebi esse convite, pensei logo: ‘tenho que fazer uma entrevista com o governador’. Então daí, já fui criando a minha pauta, desenvolvendo as perguntas. Foi super de boa: o governador me deixou muito tranquilo para fazer as perguntas e a desenvolver a minha matéria”, contou o estudante, que pretende ser jornalista.

Participaram da reunião cinco gestores escolares das unidades de ensino, a gerente especial Anne Kelly Martins, a gestora de rede Ana Cláudia da Silva e os superintendentes de Valorização de Pessoas, Alexandre Norberto; de Alimentação Escolar, Raquel Vasconcelos; da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa; e de Engenharia, Lucas Raniery, todos da Seduc.

Estiveram presentes, ainda, os secretários de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos; de Governo, Vitor Pereira; e de Governança Corporativa, Poliana Santana.