Estudantes de Medicina da Uncisal conhecem serviços do Centro de Patologia e Medicinal Laboratorial

Projeto visa apresentar aos acadêmicos do 1º ano os fluxos laboratoriais e a importância do serviço para a prática clínica

Por Redação Agência Alagoas

07/06/2024 -

09:13h

Ascom Uncisal

O Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML), unidade de apoio assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), recebeu, nessa quarta-feira (5), a primeira turma de estudantes do Projeto de Extensão LaboVive, composta por alunos do primeiro ano de Medicina da instituição.

A proposta dessa vivência foi apresentada à supervisão do CPML em uma reunião anterior, quando a equipe de gestão demonstrou interesse em proporcionar a oportunidade de aprendizado aos estudantes. Reconhecendo o CPML como um campo de saber para a universidade, a equipe decidiu apoiar o projeto.

De acordo com o reitor da Uncisal, Henrique Costa, o projeto visa ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o funcionamento dos fluxos laboratoriais e a importância desse serviço para a prática clínica. “Espera-se que, com o prosseguimento do projeto, os alunos desenvolvam maior assertividade nos pedidos de exames médicos e compreendam melhor os prazos e protocolos envolvidos no dia a dia da patologia clínica”, destacou o reitor e medico patologista.

Os estudantes foram acolhidos pela supervisora assistencial, Telma Amorim, e pela servidora Geone Pimentel, responsável pela área de estágio do centro laboratorial. Elas apresentaram a estrutura da unidade e forneceram orientações sobre biossegurança.

“Ao todo, 36 alunos participarão da experiência, divididos em quatro grupos de nove estudantes, que acompanharão as atividades do CPML uma vez por semana” explicou Geysiane Araújo, responsável técnica da unidade.

O estudante Tarsis Teles falou da importância das vivências práticas na Medicina, mesmo no primeiro ano do curso, e destacou o apoio recebido do reitor Henrique Costa, que também exerce atividade como médico patologista no Centro de Diagnóstico e Imagem Prof. Alberto Cardoso (Cedim/Uncisal).

“O professor Henrique permitiu que um aluno por vez o acompanhasse em sua agenda no Cedim às quintas-feiras. Essa experiência despertou ainda mais o nosso interesse, especialmente pelas conexões práticas com a disciplina de Histologia, que faz parte da nossa grade curricular”, disse o estudante.