Estudos de casos são promovidos pela Comissão de Residência Multiprofissional do HGE

Profissionais abordaram patologias frequentes na maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas

Por Thallysson Alves - Ascom HGE

22/04/2024 -

13:56h

Juliete Bezerra / Ascom HGE

A Comissão de Residência Multiprofissional do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, realiza uma série de apresentações de estudos de casos relacionados a temas relevantes para o bom desempenho profissional na maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas. Choque Séptico e Morte Súbita Abortada foram as temáticas já debatidas, mas outras abordagens serão lançadas em breve.

A nutricionista Cássia Melo, presidente da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) do HGE, explica que a iniciativa visa contribuir com melhorias assistenciais nos serviços, mostrando os trabalhos já desenvolvidos por residentes que utilizam as instalações do maior campo de prática do Estado. Além disso, a integração entre estudantes e servidores favorece a quebra de barreiras que poderiam dificultar o aperfeiçoamento da prática profissional.

“Sendo assim, o convite é para todos os interessados. O choque séptico é uma infecção generalizada que causa falência de órgãos e pressão arterial perigosamente baixa. Já a morte súbita é caracterizada pela parada cardio respiratória de maneira inesperada, repentina. Neste último, principalmente, precisamos saber o que fazer imediatamente para tentar trazer de volta a vida de quem sofreu esse mal”, explicou a presidente da Coremu.

Os casos foram apresentados pelas acadêmicas Cleisla Siqueira e Renally Chrystina, da Residência de Emergência da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Para elas, a união entre teoria e prática ascende ideias para novas observações que levam a melhores condutas, o que faz total diferença na assistência prestada ao enfermo.

“Foi muito enriquecedor, podemos trabalhar o contexto da assistência interprofissional e quanto isso beneficia os nossos pacientes. São estudos de casos interessantes, que trazem uma vivência multiprofissional com o mesmo objetivo: cuidar do paciente na sua integralidade”, afirmou a residente Renally Chrystina.