Farmacêutica da Sesau orienta sobre os cuidados para evitar a resistência do organismo a medicamentos

A resistência acontece quando os microrganismos evoluem e deixam de responder, ou respondem menos ao tratamento, dificultando a recuperação

Por Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

26/11/2024 -

18:37h

Marco Antônio / Ascom Sesau

Você sabia que o organismo pode criar resistência a medicamentos? Por esta razão, a farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Rusliene Pereira, orienta sobre como evitar esse grave problema de saúde, que ocorre quando os microrganismos evoluem e deixam de responder, ou respondem menos ao tratamento, dificultando e até impossibilitando a recuperação.

Segundo a farmacêutica da Sesau, Russliene Pereira, a resistência ao tratamento coloca vidas em risco. “É necessário entender que antibióticos devem ser utilizados de forma técnica e com recomendação médica, para evitar o surgimento de bactérias, fungos, parasitas e vírus resistentes aos medicamentos”, explica.

Uma orientação importante, conforme a farmacêutica, é nunca utilizar remédios indicados por pessoas não habilitadas ou ainda auto indicados. “A automedicação é sempre arriscada e pode acarretar em consequências graves para o paciente. Também não se devem aceitar indicações e prescrição de pessoas não aptas para exercer a medicina, ou seja, que não são médicos”, destaca a farmacêutica da Sesau.

Rusliene Pereira enfatiza que os antibióticos são uma das maiores conquistas da humanidade e precisam ser usados de forma correta para preservar a segurança clínica da população. O conhecimento e a informação são sempre as principais armas para a boa saúde”, pontua a especialista, que atua no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex.