Sertão na Hora https://sertaonahora.com.br/ Sat, 27 Apr 2024 04:11:06 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.2 https://sertaonahora.com.br/wp-content/uploads/2021/04/cropped-logo-removebg-preview-32x32.png Sertão na Hora https://sertaonahora.com.br/ 32 32 192471461 Gestor da Sesau obtém em Brasília a garantia de mais recursos para a saúde estadual https://sertaonahora.com.br/gestor-da-sesau-obtem-em-brasilia-a-garantia-de-mais-recursos-para-a-saude-estadual/ https://sertaonahora.com.br/gestor-da-sesau-obtem-em-brasilia-a-garantia-de-mais-recursos-para-a-saude-estadual/#respond Fri, 26 Apr 2024 17:30:26 +0000 https://sertaonahora.com.br/?p=49773 O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, concluiu a agenda oficial em Brasília, com a celebração do compromisso de envio de mais recursos federais para investir na saúde pública de Alagoas. Após reuniões no Ministério da Saúde (MS), o gestor teve a garantia de que serão investidas verbas federais em campanhas de […]

O post Gestor da Sesau obtém em Brasília a garantia de mais recursos para a saúde estadual apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, concluiu a agenda oficial em Brasília, com a celebração do compromisso de envio de mais recursos federais para investir na saúde pública de Alagoas. Após reuniões no Ministério da Saúde (MS), o gestor teve a garantia de que serão investidas verbas federais em campanhas de educação no trânsito, bem como, de prevenção ao infarto, que no Estado conta com o Programa Bate Coração, exclusivo para tratamento dos pacientes acometidos por problemas cardíacos.

“As vítimas do trânsito ainda representam um número grande de casos assistidos pelas unidades de emergência, como o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e o HGE [Hospital Geral do Estado]. Por isso, a violência do trânsito impacta na saúde e, deste modo, é fundamental investirmos em campanhas educativas para educar a população, evitando acidentes graves e potencialmente fatais”, destacou o gestor estadual de saúde.

Gustavo Pontes de Miranda reforçou, ainda, que o apoio conseguido para o Programa Bate Coração representa o reconhecimento deste que já se configura como uma iniciativa de sucesso em salvar a vida de centenas de alagoanos com problemas cardíacos.

“O programa garante um atendimento ágil e especializado para pessoas com infarto agudo do miocárdio, regionalizando o atendimento aos alagoanos acometidos por problemas cardíacos, através da realização de eletrocardiogramas nas unidades que contam com o programa, sendo laudados em minutos, por cardiologistas que atuam no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, através da telemedicina”, explicou.

O secretário Gustavo Pontes de Mirando ressaltou, ainda, que a gestão estadual de saúde segue as diretrizes do governador Paulo Dantas.

“Seguimos com trabalho e coração, levando a acessibilidade e resolutividade da saúde para todo o povo alagoano. Para isso, além da expansão da Rede Hospitalar Pública, estamos criando programas inovadores, como o Bate Coração, que são um divisor de água na assistência prestada pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, declarou o gestor.

Já o secretário executivo de Ações Internas da Sesau, Éder Corrêa, que acompanhou o titular da pasta nas reuniões realizadas em Brasília, destacou que foi assegurado, ainda, junto ao diretor do Departamento de Regulação e Assistência do MS, médico Carlos Amilcar, celeridade em torno dos diversos processos que garantem novos recursos e mais assistência à população alagoana.

“Com o apoio do Governo Federal, Alagoas segue assegurando cada vez mais saúde com excelência técnica para toda a população”, reforçou.

O post Gestor da Sesau obtém em Brasília a garantia de mais recursos para a saúde estadual apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
https://sertaonahora.com.br/gestor-da-sesau-obtem-em-brasilia-a-garantia-de-mais-recursos-para-a-saude-estadual/feed/ 0 49773
Caso Feira Grande: Polícia Científica aponta que carro capotou antes de passar por cima de moto https://sertaonahora.com.br/caso-feira-grande-policia-cientifica-aponta-que-carro-capotou-antes-de-passar-por-cima-de-moto/ https://sertaonahora.com.br/caso-feira-grande-policia-cientifica-aponta-que-carro-capotou-antes-de-passar-por-cima-de-moto/#respond Fri, 26 Apr 2024 17:27:44 +0000 https://sertaonahora.com.br/?p=49769 A equipe do Instituto de Criminalística de Arapiraca periciou um grave acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (26), na rodovia estadual AL-485, em Feira Grande. A colisão entre um carro de passeio e uma moto deixou duas pessoas mortas e quatro feridas. O motorista do veículo causador do sinistro fugiu do local. As vítimas fatais foram […]

O post Caso Feira Grande: Polícia Científica aponta que carro capotou antes de passar por cima de moto apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
A equipe do Instituto de Criminalística de Arapiraca periciou um grave acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (26), na rodovia estadual AL-485, em Feira Grande. A colisão entre um carro de passeio e uma moto deixou duas pessoas mortas e quatro feridas. O motorista do veículo causador do sinistro fugiu do local.

As vítimas fatais foram identificadas como Wesley da Silva Pereira, de 17 anos, que conduzia a moto, e a passageira, Maria Vieira Sandro, de 59 anos. Eles transportavam frangos abatidos em motocicleta, uma Honda Pop 110 branca, quando foram atropelados pelo veículo modelo Fiat Argo.

O perito criminal Edson Junior, responsável pela perícia de sinistro de acidente de trânsito com resultado morte, explicou como ocorreu a dinâmica do caso. Os levantamentos periciais apontaram que o motorista do carro realizou uma ultrapassagem em local indevido, em alta velocidade, incompatível com a via, e que inicialmente o carro impactou contra o meio-fio da contramão.

“Quando ele impactou um pneumático, isso fez com que o aro entrasse em contato com a superfície asfáltica, produzindo uma perda de controle. Ele teve uma capotagem, quebrou um poste, continuou capotando, impactou contra a motocicleta, passou sobre as vítimas, causando uma grande quantidade de fraturas”, explicou o perito criminal.

Edson Junior informou ainda que encontrou no local do sinistro latas de cerveja e um frasco de energético, provavelmente ejetado de um veículo. Ele fez a coleta do material genético das latinhas para confrontar com o DNA do motorista que conduzia o carro para confirmar se a boca dele teve contato com a boca das latas da cerveja.

Outras quatro pessoas que estavam no veículo de passeio foram socorridas e encaminhadas para um hospital de Arapiraca. Após a perícia no local, os corpos das duas vítimas fatais foram recolhidos para o Instituto Médico Legal de Arapiraca para o exame cadavérico. A expectativa é que os corpos sejam liberados no final da tarde desta sexta-feira para sepultamento.

O post Caso Feira Grande: Polícia Científica aponta que carro capotou antes de passar por cima de moto apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
https://sertaonahora.com.br/caso-feira-grande-policia-cientifica-aponta-que-carro-capotou-antes-de-passar-por-cima-de-moto/feed/ 0 49769
Secult mantém abertas as inscrições para o Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas 2024 https://sertaonahora.com.br/secult-mantem-abertas-as-inscricoes-para-o-registro-do-patrimonio-vivo-de-alagoas-2024/ https://sertaonahora.com.br/secult-mantem-abertas-as-inscricoes-para-o-registro-do-patrimonio-vivo-de-alagoas-2024/#respond Fri, 26 Apr 2024 17:21:24 +0000 https://sertaonahora.com.br/?p=49765 As inscrições continuam abertas para aqueles que desejam participar do Edital de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV-AL) 2024, uma iniciativa promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). As inscrições permanecerão até o dia 23 de maio de 2024, proporcionando uma oportunidade para fazedores de […]

O post Secult mantém abertas as inscrições para o Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas 2024 apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
As inscrições continuam abertas para aqueles que desejam participar do Edital de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV-AL) 2024, uma iniciativa promovida pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult). As inscrições permanecerão até o dia 23 de maio de 2024, proporcionando uma oportunidade para fazedores de cultura com conhecimentos ou técnicas relevantes para a preservação da cultura tradicional ou popular alagoana.

Os requisitos incluem ser brasileiro e residir em Alagoas por mais de 20 anos, comprovando participação em atividades culturais ao longo desse período. Além disso, os candidatos devem estar aptos para transmitir conhecimentos à sociedade e não podem ser registrados como Mestres de Patrimônio Vivo em municípios alagoanos.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância do Edital e o significado do reconhecimento desses mestres como Patrimônio Vivo.

“Este edital não apenas celebra a riqueza cultural e tradicional de Alagoas, mas também honra o legado desses mestres que dedicaram suas vidas à preservação e promoção da nossa identidade cultural única”, disse.

As inscrições podem ser realizadas presencialmente no setor de Protocolo da Secult, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N, no Centro de Maceió, de segunda-feira a quinta-feira, das 09h às 16h, e sexta-feira, das 09h às 14h, ou online através do Cadastro Único da Cultura Alagoana (Cuca), acessível pelo endereço cuca.al.gov.br.

“É fundamental que os interessados leiam o edital e estejam atentos à documentação necessária, que inclui currículo ou portfólio, cópias de documentos, declarações de entidades reconhecidas, dados bancários e procuração em caso de inscrição por terceiros. As inscrições incompletas serão automaticamente desclassificadas”, explicou a secretária.

O programa é financiado pelo Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC), com uma bolsa de incentivo mensal equivalente a 1,5 salário mínimo, conforme estabelecido pela Lei Estadual 7.172/2010.  O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 12 de agosto.

O post Secult mantém abertas as inscrições para o Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas 2024 apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
https://sertaonahora.com.br/secult-mantem-abertas-as-inscricoes-para-o-registro-do-patrimonio-vivo-de-alagoas-2024/feed/ 0 49765
Arsal participa do Encontro Nacional de Agências Reguladoras https://sertaonahora.com.br/arsal-participa-do-encontro-nacional-de-agencias-reguladoras/ https://sertaonahora.com.br/arsal-participa-do-encontro-nacional-de-agencias-reguladoras/#respond Fri, 26 Apr 2024 17:17:28 +0000 https://sertaonahora.com.br/?p=49761 Um espaço de excelência para troca de informações sobre os desafios e particularidades da regulação em todo país. Assim está sendo o II Encontro Nacional das Agências Reguladoras do país, promovido pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), que comemora 25 anos de existência. O encontro ocorre em Brasília, no Distrito Federal. No começo da […]

O post Arsal participa do Encontro Nacional de Agências Reguladoras apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
Um espaço de excelência para troca de informações sobre os desafios e particularidades da regulação em todo país. Assim está sendo o II Encontro Nacional das Agências Reguladoras do país, promovido pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), que comemora 25 anos de existência.

O encontro ocorre em Brasília, no Distrito Federal. No começo da semana, a diretoria da agência reguladora alagoana também esteve presente à solenidade de entrega do relatório de diagnóstico do setor de gás natural no Brasil, produzido em parceria pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Fundação Getúlio Vargas e Movimento Brasil Competitivo, e do curso de Capacitação para Entes Reguladores – Acompanhamento da Abertura e da Competitividade do Gás Natural no Brasil, na sede da Confederação Nacional da Indústrias (CNI).

O evento promovido pela Abar, que contou com a eleição da nova diretoria para o triênio 2024-2027, durante a IV Assembleia Geral Ordinária, reconduziu o atual presidente, Vinícius Benevides, e também entregou a Carta da Regulação Brasileira ao governo federal, documento elaborado com base nas demandas das agências afiliadas. Também foram discutidos temas como matriz energética nacional e os combustíveis de baixo carbono, planejamento energético nacional, reforma tributária, política nacional de saneamento, estratégia nacional de boas práticas regulatórias, entre outros temas relevantes.

A presidente da Arsal, Camila Ferraz, que participou do evento com os demais diretores da agência, destacou a importância do networking junto a dirigentes das demais afiliadas. “Está sendo um momento rico de troca de experiências e de conhecimento de modelos bem-sucedidos pelo país”, avaliou. A programação se encerra nesta quinta, 25 de abril.

O post Arsal participa do Encontro Nacional de Agências Reguladoras apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
https://sertaonahora.com.br/arsal-participa-do-encontro-nacional-de-agencias-reguladoras/feed/ 0 49761
POLÍCIA CIVIL REALIZA SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO ANIMES CONTRA PIRATARIA https://sertaonahora.com.br/policia-civil-realiza-segunda-fase-da-operacao-animes-contra-pirataria/ https://sertaonahora.com.br/policia-civil-realiza-segunda-fase-da-operacao-animes-contra-pirataria/#respond Fri, 26 Apr 2024 13:45:43 +0000 https://sertaonahora.com.br/?p=49758 As Polícias Civis de Alagoas, por meio da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, realizaram nesta quinta-feira (25), a segunda etapa da Operação Animes. O objetivo desta ação conjunta é reprimir crimes que têm sido cometidos na internet contra a propriedade intelectual, com foco específico nas […]

O post POLÍCIA CIVIL REALIZA SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO ANIMES CONTRA PIRATARIA apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
As Polícias Civis de Alagoas, por meio da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, realizaram nesta quinta-feira (25), a segunda etapa da Operação Animes.

O objetivo desta ação conjunta é reprimir crimes que têm sido cometidos na internet contra a propriedade intelectual, com foco específico nas populares animações japonesas conhecidas como “Animes” e “Webtoon”.

Durante a operação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, resultando em uma prisão em flagrante. Além disso, dois sites foram bloqueados e/ou suspensos, e conteúdos foram desindexados dos mecanismos de busca.

A intenção é confiscar equipamentos como HDs internos e dispositivos informáticos que possam servir como prova material dos crimes.

A Operação Animes está sendo coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Esta operação segue o mesmo padrão da “Operação 404”, que visa reprimir a pirataria online, e conta com a cooperação da Content Overseas Distribution Association (Coda), com sede no Japão, e da Copyright Overseas Promotion Association (COA), da Coreia do Sul.

Essas associações são multilaterais e reúnem não só ministérios e órgãos governamentais de seus respectivos países, mas também as empresas detentoras dos direitos autorais cujas obras estão sendo ilegalmente disponibilizadas em sites piratas.

Em termos legais, o Brasil estipula pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa, para os infratores desse tipo de crime (conforme o art. 184, §3º do Código Penal Brasileiro). Além disso, os envolvidos podem ser indiciados por associação criminosa (art. 288 – CP) e lavagem de capitais (art. 1º – Lei 9.613/1998).

O post POLÍCIA CIVIL REALIZA SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO ANIMES CONTRA PIRATARIA apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
https://sertaonahora.com.br/policia-civil-realiza-segunda-fase-da-operacao-animes-contra-pirataria/feed/ 0 49758
Vacina é a forma mais eficaz de evitar a meningite, alertam especialistas do Hospital Metropolitano de Alagoas https://sertaonahora.com.br/vacina-e-a-forma-mais-eficaz-de-evitar-a-meningite-alertam-especialistas-do-hospital-metropolitano-de-alagoas/ https://sertaonahora.com.br/vacina-e-a-forma-mais-eficaz-de-evitar-a-meningite-alertam-especialistas-do-hospital-metropolitano-de-alagoas/#respond Fri, 26 Apr 2024 13:42:15 +0000 https://sertaonahora.com.br/?p=49755 Apesar de ser uma doença amplamente evitável por vacina, a cada ano ocorrem até 5 milhões de casos de meningite em todo o mundo, provocando uma morte a cada 10 casos diagnosticados. Para disseminar conhecimento sobre a doença, que deixa sequelas, como epilepsia, surdez e perda de membros, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, realizou um […]

O post Vacina é a forma mais eficaz de evitar a meningite, alertam especialistas do Hospital Metropolitano de Alagoas apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
Apesar de ser uma doença amplamente evitável por vacina, a cada ano ocorrem até 5 milhões de casos de meningite em todo o mundo, provocando uma morte a cada 10 casos diagnosticados. Para disseminar conhecimento sobre a doença, que deixa sequelas, como epilepsia, surdez e perda de membros, o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, realizou um evento de conscientização direcionado aos pacientes da unidade hospitalar.

“O HMA também é uma das referências de Alagoas para receber pacientes com meningite. O nosso maior papel é a prevenção e promoção da saúde e acolhimento de forma humanizada. Nossa intenção é aumentar a conscientização sobre a doença, que é um problema de saúde pública global, grave, que pode matar em questão de horas ou causar incapacidade vitalícia”, falou a enfermeira Aryanne Kelly Mendonça, responsável técnica pelo Núcleo Hospital de Epidemiologia do HMA.

Ela explicou que a meningite é uma doença infecto contagiosa e que a principal forma de prevenção é a vacina. “Caracteriza-se como uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos”, salientou.

A transmissão, em geral, é de pessoa para pessoa, segundo informou a enfermeira. “Através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta, onde chamamos também pela via orofaríngea. Também ocorre a transmissão fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes”, explicou Aryanne Kelly Mendonça.

A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir as várias formas de meningites. “É importante que a imunização na infância e na adolescência seja incentivada para que se possa diminuir a presença da doença. Os casos suspeitos, sempre são internados nos hospitais, devido à gravidade do quadro clínico, por isso, na presença de sinais que possam sugerir a doença, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico de urgência”, alertou a especialista.

De acordo com ela, alguns sintomas da meningite podem ser confundidos com os de outras infecções por vírus e bactérias. “Os principais são febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, irritabilidade, convulsões e vômitos. Na criança pode se manifestar de formas diferentes, uma  dor de cabeça muito forte, capaz de prostrar, criança chorosa, inapetente, letárgica e febril precisa ser levada, o mais depressa possível, para avaliação médica de urgência, visto que esse grupo são mais vulneráveis a contração da doença e a gravidade”, orientou Aryanne Kelly Mendonça.

A paciente Michele Tenório assistiu a ação com atenção. Segundo ela, o momento de conversa com as pessoas que estão na sala de espera é fundamental em uma unidade de saúde.

“Eu vim para uma consulta e ouvi o pessoal da equipe técnica falando sobre a meningite, que é uma doença muito séria. Esse momento é importante por direcionar a uma orientação precisa sobre a doença, como ela é transmitida, como se previne e também destacar o papel das vacinas para não deixarmos de nos vacinar e não acreditar em face news, porque vacinas salvam vidas”, frisou.

Ambulatório 

Na ocasião, Maíra Paiva, coordenadora do Ambulatório do HMA, destacou os eventos realizados no mês de Abril e a importância de parcerias no cuidado e assistência aos pacientes.

“Estamos muito felizes porque neste mês abordamos diversas temáticas. Esses momentos são muito relevantes por  abordar temas que permitem a discussão entre nossos profissionais e os pacientes que aguardam atendimento. Finalizamos o mês com uma enorme alegria por poder contribuir com a promoção à saúde aqui no hospital”, frisou.

O post Vacina é a forma mais eficaz de evitar a meningite, alertam especialistas do Hospital Metropolitano de Alagoas apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
https://sertaonahora.com.br/vacina-e-a-forma-mais-eficaz-de-evitar-a-meningite-alertam-especialistas-do-hospital-metropolitano-de-alagoas/feed/ 0 49755
Governo comemora previsão de safra 23/24 da cana-de-açúcar, que deve superar 19 milhões de toneladas https://sertaonahora.com.br/governo-comemora-previsao-de-safra-23-24-da-cana-de-acucar-que-deve-superar-19-milhoes-de-toneladas/ https://sertaonahora.com.br/governo-comemora-previsao-de-safra-23-24-da-cana-de-acucar-que-deve-superar-19-milhoes-de-toneladas/#respond Fri, 26 Apr 2024 13:41:05 +0000 https://sertaonahora.com.br/?p=49750 A cana-de-açúcar é a principal fonte de energia renovável em Alagoas, segundo o Balanço Energético disponibilizado pela Superintendência de Políticas Energéticas, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). E, de acordo com dados preliminares do Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, a produção deverá chegar a 19,5 milhões de toneladas na safra 23/24 […]

O post Governo comemora previsão de safra 23/24 da cana-de-açúcar, que deve superar 19 milhões de toneladas apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
A cana-de-açúcar é a principal fonte de energia renovável em Alagoas, segundo o Balanço Energético disponibilizado pela Superintendência de Políticas Energéticas, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). E, de acordo com dados preliminares do Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, a produção deverá chegar a 19,5 milhões de toneladas na safra 23/24 em Alagoas.

O volume confirma o ciclo de recuperação do setor no estado, iniciado ainda na safra 2018/2019. A pequena oscilação, em relação à safra anterior, é considerada positiva. Isso porque a coleta 2022/23 foi a maior em oito anos, dentro de uma fase de retomada.

Esse incremento era esperado devido aos investimentos e políticas de equalização fiscal realizadas pelo Governo do Estado. De acordo com o superintendente de Políticas Energéticas, Bruno Macêdo, Alagoas é destaque no Brasil quanto à participação da biomassa da cana na geração renovável.

“O estado é um dos principais no país quanto à participação da biomassa da cana na geração renovável, contribuindo assim na redução de gases de efeito estufa na atmosfera e suas mudanças climáticas”, pontua Macêdo.

Para a secretária Alice Beltrão, o estado tornou-se referência em segurança jurídica e políticas sustentáveis no intuito de ampliar cada vez mais o desenvolvimento socioeconômico no estado.

“Além da prevalência dos recursos naturais, Alagoas apresenta segurança jurídica e políticas sustentáveis para ampliar o desenvolvimento socioeconômico e a transição energética na nossa matriz de energia”, afirmou a gestora.

O post Governo comemora previsão de safra 23/24 da cana-de-açúcar, que deve superar 19 milhões de toneladas apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
https://sertaonahora.com.br/governo-comemora-previsao-de-safra-23-24-da-cana-de-acucar-que-deve-superar-19-milhoes-de-toneladas/feed/ 0 49750
Secretaria da Primeira Infância leva Mundo Cria para dia D do Alagoas Sem Fome https://sertaonahora.com.br/secretaria-da-primeira-infancia-leva-mundo-cria-para-dia-d-do-alagoas-sem-fome/ https://sertaonahora.com.br/secretaria-da-primeira-infancia-leva-mundo-cria-para-dia-d-do-alagoas-sem-fome/#respond Fri, 26 Apr 2024 13:39:56 +0000 https://sertaonahora.com.br/?p=49747 Em mais uma edição do Governo Trabalhando, a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) vai participar do dia D do programa Alagoas Sem Fome, que acontece neste domingo (28), a partir das 8h, no município de Olho D’água Grande. Promovendo atendimentos, a Secretaria vai levar o Mundo Cria, que oferece atividades lúdicas e serviços […]

O post Secretaria da Primeira Infância leva Mundo Cria para dia D do Alagoas Sem Fome apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
Em mais uma edição do Governo Trabalhando, a Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) vai participar do dia D do programa Alagoas Sem Fome, que acontece neste domingo (28), a partir das 8h, no município de Olho D’água Grande. Promovendo atendimentos, a Secretaria vai levar o Mundo Cria, que oferece atividades lúdicas e serviços gratuitos de atendimento a gestantes e crianças.

Segundo a secretária de Estado da Primeira Infância de Alagoas (Cria), Caroline Leite, a iniciativa combina os esforços do Governo de Alagoas em diversas frentes, aliando o combate à fome com o desenvolvimento da primeira infância.

“O Cria já possui uma participação estratégica junto ao Alagoas Sem Fome, assim como outras secretarias estaduais que estão focadas no combate à fome em nosso estado. Nesse dia D de ações estaremos levando o Mundo Cria, nosso mundo lúdico que presta um serviço de atendimento a gestantes e crianças, com consultas, cadastros, brincadeiras e outras ações, para que a população de Olho D’água Grande consiga ter acesso a esses serviços”, explicou.

Entre as ações da Secretaria estarão o cadastro do Cartão Cria; orientações sobre cuidados com água e alimentos para prevenção de contaminação por bactérias; cuidados com a saúde bucal e prevenção de cáries; administração de vacina influenza para crianças (a partir de 6 meses) e gestantes, além de assistência e informação sobre o Cartão Cria.

Mundo Cria

O Mundo Cria é um projeto itinerante da Secretaria de Estado da Primeira Infância com foco no desenvolvimento infantil. Serão disponibilizadas atividades lúdicas e serviços de atendimento às gestantes e crianças gratuitamente, como cadastro no Cartão Cria, atividade de psicomotricidade, óculos de realidade virtual, pintura em tela e pintura facial, além das atividades relacionadas ao projeto Criando Sorrisos, com a distribuição de kits e dinâmicas relacionadas à saúde bucal infantil. Haverá ainda distribuição de guloseimas para 300 participantes.

Governo Trabalhando 

O Governo Trabalhando é uma iniciativa do Governo de Alagoas para levar à população de municípios do interior do Estado a prestação de serviços públicos estaduais sem que seus moradores precisem se deslocar para outras regiões onde esses serviços estão sediados. As ações são coordenadas pelo Gabinete Civil, que mobiliza órgãos e secretarias de Estado para definição dos serviços que serão ofertados.

O post Secretaria da Primeira Infância leva Mundo Cria para dia D do Alagoas Sem Fome apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
https://sertaonahora.com.br/secretaria-da-primeira-infancia-leva-mundo-cria-para-dia-d-do-alagoas-sem-fome/feed/ 0 49747
Alagoas recebe as primeiras doses de vacina contra dengue nesta sexta-feira (26) https://sertaonahora.com.br/alagoas-recebe-as-primeiras-doses-de-vacina-contra-dengue-nesta-sexta-feira-26/ https://sertaonahora.com.br/alagoas-recebe-as-primeiras-doses-de-vacina-contra-dengue-nesta-sexta-feira-26/#respond Fri, 26 Apr 2024 13:38:43 +0000 https://sertaonahora.com.br/?p=49742 Alagoas irá receber as primeiras doses de vacina contra a dengue na sexta-feira (26), conforme informou o Ministério da Saúde (MS). A princípio, 12 municípios alagoanos serão contemplados com o imunizante Qdenga, segundo comunicado emitido para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). As cidades contempladas integram a I Região de Saúde, formada pelos municípios Flexeiras, […]

O post Alagoas recebe as primeiras doses de vacina contra dengue nesta sexta-feira (26) apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
Alagoas irá receber as primeiras doses de vacina contra a dengue na sexta-feira (26), conforme informou o Ministério da Saúde (MS). A princípio, 12 municípios alagoanos serão contemplados com o imunizante Qdenga, segundo comunicado emitido para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

As cidades contempladas integram a I Região de Saúde, formada pelos municípios Flexeiras, Messias, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Rio Largo, Maceió, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Pilar. As informações sobre o público-alvo que será contemplado, serão emitidas posteriormente, após publicação de Nota Técnica pelo MS.

Antes mesmo de receber a vacina, a Sesau trabalhou em uma série de ações nos municípios alagoanos para a prevenção contra a dengue. O objetivo foi evitar que Alagoas venha a registrar uma epidemia de dengue, como já ocorre em diversos estados brasileiros, segundo ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

“Durante a iniciativa, que está percorrendo diversas cidades de Alagoas, foram distribuídos materiais informativos e foram esclarecidas dúvidas das pessoas sobre como evitar o surgimento de focos do mosquito. Agora com uma vacina temos mais uma arma contra o mosquito. O conhecimento é sempre a maior arma contra a dengue. Com a ajuda da população iremos vencer esse desafio e nocautear a dengue em Alagoas”, disse o gestor da saúde estadual, conclamando os alagoanos a se vacinarem contra a dengue.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. No Brasil, o vetor da dengue é a fêmea do mosquito Aedes aegypti. Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas com idade mais avançada e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.

Ainda de acordo com o MS, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O post Alagoas recebe as primeiras doses de vacina contra dengue nesta sexta-feira (26) apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
https://sertaonahora.com.br/alagoas-recebe-as-primeiras-doses-de-vacina-contra-dengue-nesta-sexta-feira-26/feed/ 0 49742
Governador apresenta oportunidades e força dos negócios em Alagoas para Câmara Espanhola de Comércio no Brasil https://sertaonahora.com.br/governador-apresenta-oportunidades-e-forca-dos-negocios-em-alagoas-para-camara-espanhola-de-comercio-no-brasil/ https://sertaonahora.com.br/governador-apresenta-oportunidades-e-forca-dos-negocios-em-alagoas-para-camara-espanhola-de-comercio-no-brasil/#respond Fri, 26 Apr 2024 13:35:56 +0000 https://sertaonahora.com.br/?p=49737 As potencialidades do Estado de Alagoas para a atração de investimentos foram mostradas pelo governador Paulo Dantas a representantes de empresas de capital espanhol em café da manhã na Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, em São Paulo, nesta quinta-feira (25). A Câmara é uma associação empresarial que atua há 69 anos e trabalha […]

O post Governador apresenta oportunidades e força dos negócios em Alagoas para Câmara Espanhola de Comércio no Brasil apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
As potencialidades do Estado de Alagoas para a atração de investimentos foram mostradas pelo governador Paulo Dantas a representantes de empresas de capital espanhol em café da manhã na Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, em São Paulo, nesta quinta-feira (25).

A Câmara é uma associação empresarial que atua há 69 anos e trabalha para criar oportunidades de negócios no Brasil e na Espanha, e tem entre seus os sócios algumas das companhias mais influentes do mundo dos negócios, do comércio e do investimento. É o caso de Banco Santander, Telefônica, Mapfre, Neoenergia, Naturgy, entre outras.

No encontro, o governador Dantas mostrou os bons números macroeconômicos de Alagoas, frutos de um governo comprometido com práticas responsáveis de gestão, o que torna o Estado atrativo para investimentos da iniciativa privada. “Temos uma gestão fiscal eficiente, que nos permite investir em infraestrutura, além de adotar políticas públicas que propiciam um ambiente de segurança jurídica aos agentes privados”, disse.

Vale ressaltar que, em 2023, Alagoas teve o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre os Estados do Nordeste com aumento próximo de 7%. Além disso, entre as 27 Unidades da Federação, é a que apresenta a melhor relação entre o investimento executado e a receita corrente líquida, com um índice de 18,50%, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados (produzido pelo Centro de Liderança Pública, o CLP).

Setores como energia, principalmente com a oferta de gás natural, turismo e indústria foram destacados por Paulo Dantas como bem estruturados para receberem investimentos no Estado. O governador ressaltou os incentivos do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), e destacou projetos de infraestrutura, como a construção do aeroporto de Maragogi, a reforma de aeroportos regionais (como o de Arapiraca) e o ramal do Canal do Sertão, e o projeto pioneiro no Brasil de estocagem de gás natural.

Acompanharam o governador a secretária de Fazenda do Estado, Renata dos Santos, e o secretário de Relações Federativas e Internacionais, Hugo Leahy.

Renata dos Santos lembrou que o Estado tem investido em educação e desenvolvimento tecnológico, o que colabora para a atração de investimentos, a partir de uma oferta de mão de obra mais qualificada e disseminação de uma cultura de inovação. “Investimos para que Alagoas seja um polo de tecnologia e já colhemos frutos. Muitas startups alagoanas têm destaque em suas áreas de atuação”.

Ao final, o presidente da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, Marcos Madureira, se disse impressionado com a explanação do governador. “Ficou claro que com gestores competentes, se consegue transformar a coisa pública”.

O post Governador apresenta oportunidades e força dos negócios em Alagoas para Câmara Espanhola de Comércio no Brasil apareceu primeiro em Sertão na Hora.

]]>
https://sertaonahora.com.br/governador-apresenta-oportunidades-e-forca-dos-negocios-em-alagoas-para-camara-espanhola-de-comercio-no-brasil/feed/ 0 49737