O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, concluiu a agenda oficial em Brasília, com a celebração do compromisso de envio de mais recursos federais para investir na saúde pública de Alagoas. Após reuniões no Ministério da Saúde (MS), o gestor teve a garantia de que serão investidas verbas federais em campanhas de educação no trânsito, bem como, de prevenção ao infarto, que no Estado conta com o Programa Bate Coração, exclusivo para tratamento dos pacientes acometidos por problemas cardíacos.
“As vítimas do trânsito ainda representam um número grande de casos assistidos pelas unidades de emergência, como o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e o HGE [Hospital Geral do Estado]. Por isso, a violência do trânsito impacta na saúde e, deste modo, é fundamental investirmos em campanhas educativas para educar a população, evitando acidentes graves e potencialmente fatais”, destacou o gestor estadual de saúde.
Gustavo Pontes de Miranda reforçou, ainda, que o apoio conseguido para o Programa Bate Coração representa o reconhecimento deste que já se configura como uma iniciativa de sucesso em salvar a vida de centenas de alagoanos com problemas cardíacos.
“O programa garante um atendimento ágil e especializado para pessoas com infarto agudo do miocárdio, regionalizando o atendimento aos alagoanos acometidos por problemas cardíacos, através da realização de eletrocardiogramas nas unidades que contam com o programa, sendo laudados em minutos, por cardiologistas que atuam no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, através da telemedicina”, explicou.
O secretário Gustavo Pontes de Mirando ressaltou, ainda, que a gestão estadual de saúde segue as diretrizes do governador Paulo Dantas.
“Seguimos com trabalho e coração, levando a acessibilidade e resolutividade da saúde para todo o povo alagoano. Para isso, além da expansão da Rede Hospitalar Pública, estamos criando programas inovadores, como o Bate Coração, que são um divisor de água na assistência prestada pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, declarou o gestor.
Já o secretário executivo de Ações Internas da Sesau, Éder Corrêa, que acompanhou o titular da pasta nas reuniões realizadas em Brasília, destacou que foi assegurado, ainda, junto ao diretor do Departamento de Regulação e Assistência do MS, médico Carlos Amilcar, celeridade em torno dos diversos processos que garantem novos recursos e mais assistência à população alagoana.
“Com o apoio do Governo Federal, Alagoas segue assegurando cada vez mais saúde com excelência técnica para toda a população”, reforçou.