Governo de Alagoas garante cidadania e dignidade com serviços e ações da Secdef

Secretaria da Pessoa com Deficiência ofertou mais de 7.308 atendimentos no primeiro quadrimestre deste ano

Por Marcelo Alves / Ascom Secdef

05/06/2025 -

17:14h

Pei Fon / Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) promoveu 7.308 atendimentos entre janeiro e abril de 2024, consolidando as políticas públicas do Governo de Alagoas voltadas para a garantia de direitos fundamentais, cidadania e dignidade humana. As ações abrangem desde a proteção integral a crianças e adolescentes até a promoção dos direitos da pessoa idosa, acessibilidade para pessoas com deficiência e iniciativas de bem-estar animal.

Por meio do Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (CRAD), a Secdef realizou 1.867 atendimentos multidisciplinares a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Desse total, 42,4% dos casos foram relacionados à violência sexual, 33,3% à violência física, 15,7% à violência psicológica e 7,9% envolveram crianças que testemunharam situações de violência. A análise por gênero mostra que 66,9% das vítimas eram do sexo feminino. O CRAD registrou ainda 150 novos casos e realizou 273 acompanhamentos especializados no período.

No atendimento à pessoa idosa, o Centro de Direitos da Pessoa Idosa (CPDI) recebeu 84 denúncias de violação de direitos, resultando em 565 atendimentos especializados. Os dados revelam que 57,1% das vítimas eram mulheres, sendo os principais tipos de violência: negligência/abandono (40 casos), violência patrimonial/financeira (35) e violência psicológica/verbal (30).

A Secdef também avançou na promoção da acessibilidade através da Central de Intérprete de Libras (CIL), que realizou 283 atendimentos para a comunidade surda e surdocega, atendendo a 91 solicitações. Quanto à mobilidade urbana, a Secretaria emitiu 2.760 cartões de gratuidade ou desconto no transporte intermunicipal para idosos e cadastrou 1.094 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), garantindo prioridade no acesso a serviços públicos.

Na área de bem-estar animal, as equipes da Secdef realizaram 843 ações, incluindo atendimento veterinário a 641 animais (505 cães, 145 gatos e 1 coelho), aplicação de 94 vermífugos, 41 vacinas e emissão de 33 cartões de vacinação.