Governo de Alagoas inicia Maratona de Cirurgias em Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia

Por Redação

21/06/2022 -

20:37h

Carla Cleto / Ascom Sesau

Moradores do Sertão alagoano estiveram em Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, nesta terça-feira (21), onde foram submetidos a consultas e exames pré-operatórios, para serem contemplados pela Maratona de Cirurgias. Os procedimentos serão realizados nos dias 27 e 28 deste mês. O programa, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para zerar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos, em decorrência da pandemia da Covid-19, vai contemplar 2.491 alagoanos até novembro deste ano.

Os pacientes, encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) dos municípios sertanejos, estão sendo triados, até esta quarta-feira (21), no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, e no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia. A Maratona de Cirurgias é uma ação inspirada no Opera Alagoas, programa também criado pela Sesau e que foi paralisado em 2020, devido ao avanço do novo coronavírus em Alagoas.

Durante a triagem, os usuários estão sendo submetidos a consultas nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia, oftalmologia e ortopedia. Além de exames laboratoriais, também estão sendo disponibilizados exames de imagem, como ultrassom, tomografia e eletrocardiograma para agilizar o diagnóstico, culminando com o agendamento da cirurgia.

“A Maratona de Cirurgias está sendo ótima! Ficamos sabendo dela há oito dias e nos encaminharam para cá. Estávamos fazendo os exames pagando e já gastamos muito, mas, graças a Deus, agora está dando certo. Já passamos pela consulta e agora só aguardar o dia da cirurgia”, comemorou a dona de casa centenária.

Erivalda Melo passou pela triagem e irá fazer uma cirurgia no útero

Esperando na fila há mais de dois anos para realizar uma cirurgia no útero, a moradora do Povoado Pai Mané, no município de Dois Riachos, Erivalda Melo, de 53 anos, enfatizou que está aliviada por poder realizar as consultas e exames para o procedimento cirúrgico. “Estou muito ansiosa e feliz em poder me consultar no mutirão, porque estava esperando desde a pandemia da Covid-19 por essa cirurgia e, graças a Deus, agora conseguirei fazer”, disse.

Morador de Santana do Ipanema, Cícero Silva, de 53 anos, será submetido a uma cirurgia de hérnia

Entusiasmado, o morador de Santana do Ipanema Cícero Silva, de 53 anos, ressaltou a importância do mutirão. “Já estava esperando para fazer minha cirurgia de hérnia há muitos anos. Sei que vai dar tudo certo”, salientou.

Secretário Gustavo Pontes de Miranda esteve presente no primeiro dia do mutirão de triagem da Maratona de Cirurgias

Durante a maratona, o secretário da saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que a Maratona de Cirurgias representa apenas o começo dos grandes projetos que estão sendo preparados para qualificar, ainda mais, a saúde pública estadual. “É uma honra muito grande estarmos começando a Maratona de Cirurgias pelo Sertão. Nós sabemos das demandas reprimidas de cirurgias e exames durante a pandemia da Covid-19. Quero dizer que hoje é só o início e que iremos manter o programa até o fim da demanda reprimida, até o último paciente que precisar de cirurgia”, destacou.

Presente no primeiro dia da Maratona, a prefeita Christiane Bulhões parabenizou o governador Paulo Dantas e o secretário Gustavo Pontes pela iniciativa e estendeu os agradecimentos aos profissionais de saúde. “Em nome dos gestores que fazem parte da 9ª região de saúde agradeço e parabenizo o governador Paulo Dantas, o secretário Dr. Gustavo e todos os profissionais da saúde que aqui estão, prestando esse serviço tão importante ao povo sertanejo”.