O Governo do Estado tem investido na inclusão social e na geração de emprego e renda para adolescentes e jovens egressos do sistema socioeducativo. Por meio do programa Pega a Visão, que integra educação, capacitação profissional e oportunidades de trabalho, jovens que passaram pela medida socioeducativa em Alagoas têm encontrado perspectivas para construir uma nova história de vida, longe do ato infracional.
Um dos egressos desperta atenção pela história de superação e pelo empenho na busca por mudança. Com apenas 15 anos, ele concluiu a medida socioeducativa com êxito, ingressou no curso de assistente administrativo ministrado pelo SENAI Alagoas e, hoje, integra o quadro de colaboradores da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) como Jovem Aprendiz.
“Nasci em uma família humilde do Jacintinho, mas nunca quis dar trabalho aos meus pais. Fiquei muito feliz com a oportunidade de ingressar no curso, aprender uma profissão e poder ajudar a minha família. Esse é só o início da minha carreira profissional e eu aproveitei a oportunidade. Já penso em partir para coisas maiores no futuro”, comentou o adolescente.
Pega a Visão
Em Alagoas, os egressos do sistema socioeducativo são acompanhados pelo Pega a Visão, uma iniciativa que visa garantir direitos e estimular o desenvolvimento e a autonomia deste público. Esse trabalho é coordenado pela Seprev e conduzido por uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, assistentes sociais, advogados, educadores e técnicos, que realizam assistência periódica aos egressos e viabilizam sua participação em cursos profissionalizantes.
A secretária Paloma Tojal, titular da Seprev, explica que ações nesse sentido são fundamentais para oferecer alternativas ao ato infracional. “Acreditamos que a educação e o trabalho são as bases para a verdadeira transformação dos adolescentes e jovens que em algum momento conflitaram com a lei. O sucesso dos nossos jovens é a prova de que investir na socioeducação traz resultados reais, para eles e para a sociedade como um todo”, afirmou a secretária.
A gestora ressalta, também, que o Governo de Alagoas tem se empenhado na criação de programas voltados para prevenção à violência, garantia de direitos e promoção da cidadania no âmbito na socioeducação.
“A maioria dos jovens que ingressam na medida socioeducativa está inserida em contextos de vulnerabilidade social, muitas vezes sem perspectivas de trabalho ou futuro. Aqui eles encontram oportunidades para ressignificar suas trajetórias. Eles são reintegrados à escola, têm a possibilidade de fazer as provas do Enem, do Encceja, têm acesso a cursos profissionalizantes e ampliam suas chances de construir um novo caminho. É um meio efetivo para a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos os alagoanos”, finalizou Paloma Tojal.