Ícone do site Sertão na Hora

Grupo Técnico da Sesau realizam nova avaliação da evolução dos casos de Covid-19 nesta quinta (1º)

O Grupo Técnico Científico de Combate à Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realiza mais um encontro de avaliação da situação epidemiológica da doença no Estado. Nesta quinta-feira (1º), infectologistas, técnicos das áreas de assistência, epidemiologia, gestores hospitalares e representantes dos 102 municípios alagoanos irão analisar os dados da última semana epidemiológica, com foco no número de casos, óbitos e a taxa de ocupação hospitalar. A reunião será realizada na sede da Sesau, em Jaraguá, a partir das 11h.

Após analisar os dados, o GTC irá avaliar se novas recomendações serão implementadas. “Todas as medidas adotadas são baseadas nas evidências científicas e nos dados epidemiológicos. Por isso, a importância de nos reunirmos semanalmente, para avaliarmos o panorama atual”, ressaltou o chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 da Sesau, infectologista Renee Oliveira.

Na última sexta-feira (25), foi publicada uma nota técnica da Sesau no Diário Oficial do Estado (DOE), com recomendações sobre as medidas de prevenção à Covid-19. Além de completar o ciclo vacinal, o documento orienta o uso de máscaras de proteção facial nos ambientes fechados e no transporte público. A vacina é o mais importante e efetivo meio para o combate contra o novo coronavírus.

Outra medida que também é orientada à população alagoana, diz respeito à lavagem das mãos com bastante frequência, priorizando o uso do álcool em gel a 70% ou com sabão. A Nota Técnica recomenda, ainda, que as pessoas devem evitar aglomerações e que, no caso de apresentar sintomas respiratórios, é necessário usar máscara de proteção facial, buscar ajuda nos serviços de saúde e realizar a testagem, fazendo o isolamento em caso de positividade.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, afirmou que o monitoramento é importante para subsidiar a tomada de decisão da gestão estadual de saúde. “Estamos vigilantes quanto à situação da Covid-19 em Alagoas e todas as medidas já adotadas e que possam vir a ser implementadas terão o parecer do Grupo Técnico Científico”, salientou.

Sair da versão mobile