Hemoal Arapiraca amplia horário de atendimento a partir desta quinta-feira

A medida visa facilitar ainda mais o acesso dos alagoanos residentes no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco que desejam se voluntariar

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau

31/07/2024 -

14:20h

Carla Cleto / Ascom Sesau

A partir desta quinta-feira (1º), a Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), situada na rua Floriano Peixoto, no bairro Eldorado, próximo à Escola Alternativa, terá o horário de funcionamento ampliado. Com isso, o atendimento aos candidatos à doação de sangue, que ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h, passará a ser das 7h às 18h; enquanto que aos sábados, o órgão funcionará das 7h às 17h e não mais das 7h às 12h e das 13h às 16h.

A medida representa que, de segunda a sábado, os voluntários do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco terão mais duas horas disponíveis para se candidatar à doação voluntária de sangue. Isso porque, na hora do almoço, a Unidade Arapiraca estará aberta também das 12h às 13h e, no fim da tarde, o encerramento da captação ocorrerá uma hora após o horário tradicional, que atualmente de segunda a sexta encerra às 17h e, aos sábados, termina às 16h.

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressalta que a medida foi adotada como estratégia visando facilitar o acesso à doação de sangue para os moradores dos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde. “Deste modo, possibilitamos que muitas pessoas que só dispõem de tempo para doar sangue na hora do almoço, possam praticar este gesto nobre, bem como, no caso daqueles que têm outros afazeres durante o dia e, contam com disponibilidade apenas nos fins de tarde”, enfatiza.

Paralelamente, Verônica Guedes, espera que, com esta pedida, o Hemoal possa também aumentar o número de doações de sangue diariamente, para atender a demanda transfusional. Isso porque, existe a necessidade de aumentar o número de bolsas de sangue coletadas diariamente, devido à expansão da Rede Hospitalar do Estado, que nos últimos anos passou a contar com sete novos hospitais e, diante do fato de que, nos próximos meses, a região do Agreste contará com dois novos hospitais, sendo um em Palmeira dos Índios e outro em Arapiraca.

“Sangue é vida, sem ele muitas pessoas podem evoluir para óbito, seja em casos de emergência ou durante as cirurgias eletivas, que são as programadas. Para um hospital funcionar, é necessário haver a retaguarda do Hemoal para fornecer sangue e hemocomponentes e, por isso, cabe a nós, como estratégia, adotar todas as medidas necessárias para possibilitar que a população tenha mais acesso aos postos de coleta, resultando em mais bolsas coletadas para atender a demanda transfusional”, frisou a diretora do Hemoal.

CRITÉRIOS PARA DOAR SANGUE

Conforme o Ministério da Saúde (MS), para doar sangue é necessário que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 a 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Os candidatos também não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação.

Ainda segundo o MS, também são vetados alimentos gordurosos. No momento da doação de sangue é preciso apresentar um documento de identificação com foto. Se o candidato à doação de sangue for menor de idade, ele deve estar acompanhado dos pais e apresentar também documento oficial.