Nesta quarta-feira (28), Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LERs) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dorts), o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, reforçou o seu cuidado com a saúde do trabalhador. Meditação, alongamento, escalda pés e massagem facial e corporal foram oferecidos de forma gratuita a todos os servidores da maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas.
“Essas atividades são contínuas, ou seja, ao longo de todo o ano temos uma programação onde os servidores podem relaxar com um alongamento, por exemplo, ou participar de um DDS [Diálogo Diário de Segurança] sobre os hábitos que podem evitar uma doença ligada às atividades laborais, como a postura ao sentar, o posicionamento correto do computador e o excesso de força empregada para execução de tarefas”, informaram a fisioterapeuta Flávia Leal e a terapeuta ocupacional Andrea Silva.
A assistente administrativa Camila Alencar disse que estava precisando muito de algo para aliviar o seu estresse adquirido com os desafios diários de sua vida. Ela confessa que pouco tem feito para evitar os distúrbios osteomusculares ocupacionais, como as tendinites (particularmente do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares).
“Nós sabemos o que precisamos fazer, mas a falta de tempo, até mesmo a própria dedicação ao serviço, põe a nossa saúde em risco. Então, momentos como esse, que nos permite pausar, refletir, se reposicionar, são muito relevantes e também fazem toda a diferença no bom desempenho de nossas atividades”, compartilhou a servidora do HGE.
O Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), ligado ao Serviço de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, foi um idealizador da ação. A coordenadora, Karlla Martiniano, lembra que o setor também oferece aos trabalhadores do HGE outras assistências, como o atendimento médico, psicológico, psiquiátrico, nutricional e odontológico. Também são realizadas campanhas de atualização de vacinas, com o acompanhamento do histórico de imunização de cada servidor.
“E a Engenharia do Trabalho contribui com os seus conhecimentos acerca da ergonomia, ciência que estuda a melhor forma de atingir e preservar o equilíbrio entre o homem, a máquina, as condições de trabalho e o ambiente com o objetivo de assegurar eficiência e bem-estar do trabalhador. Essa atenção também tem se mostrado muito útil no tratamento e prevenção das LERs e Dorts”, acrescentou a coordenadora do SQVT.