O Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) revelou que aproximadamente 10% da população infantil mundial tem algum tipo de alergia a alguma comida. Para assegurar assistência aos pequenos acometidos por este problema, o Hospital da Criança de Alagoas (HCA), situado em Maceió, é referência no atendimento de pacientes que apresentam alguma queixa de alergia alimentar.
O equipamento de saúde realiza tanto o diagnóstico quanto o acompanhamento das crianças, por meio da equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, nutrólogos, gastroenterologistas, alergistas e imunologistas. Desde a criação do serviço, já foram atendidas mais de 50 crianças que apresentam quadros leves e graves de alergia.
Uma dessas pacientes é Ana Clarice Ramires, de 6 anos, que tem dermatite atópica e desenvolveu alergia a vários alimentos. “Realizamos um teste de provocação oral com a Clarice. Hoje, ela está bem controlada, mas tinha uma restrição alimentar enorme. Nós fomos introduzindo aos poucos e realizamos a última provocação com o ovo”, explica a médica alergista e imunologista Flávia Valença.
O ovo é um dos alimentos mais presentes nas dietas dos brasileiros e um dos mais nutritivos. A pequena não se conteve pela alegria em poder ter uma qualidade de vida melhor e esbanjou um grande sorriso ao entregar para a médica uma pequena lembrança em agradecimento a todo acompanhamento.
“É uma satisfação muito grande, porque antes ela não podia comer alguns alimentos, como ovo, leite e corantes. Com o atendimento do Hospital da Criança de Alagoas, ela vem tendo todo um acompanhamento e hoje consegue se alimentar melhor. É muito satisfatório”, salienta o pai de Clarice, Anderson Silva.