A equipe de reabilitação do Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, promoveu ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante esta semana. A ação contou com rodas de conversas com os profissionais da saúde e uma sala de espera com pais, responsáveis e acompanhantes no ambulatório de especialidades da unidade.
As ações fazem parte da campanha Abril Azul, que é o mês de conscientização sobre o Autismo. O objetivo principal é sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão e do respeito às pessoas com TEA. Além das rodas de conversas e da sala de espera, as crianças também puderam participar de brincadeiras e jogos.
“Realizamos uma oficina de psicomotricidade e sensorial para as crianças que estão presentes na sala de espera como uma forma de demonstrar os estímulos que podem ser feitos. Esse é o nosso papel enquanto profissional de saúde falar sobre autismo, falar sobre inclusão e respeito”, explica a supervisora da reabilitação do HCA, Ivana Rocha.
O Transtorno do Espectro Autista se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, podendo se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. De acordo com o primeiro estudo de frequência do autismo no país, realizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), localizada no Rio Grande do Sul, 1 em cada 30 crianças apresentam o transtorno.
Uma dessas crianças é o pequeno Luiz Valentim, de 4 anos, que é atendido no Hospital da Criança de Alagoas desde os 2 anos. “Nós somos acompanhados por vários profissionais daqui, incluindo neurologista, psiquiatra, pediatra, reumatologista e imunologista. A minha experiência aqui é das melhores, tanto no internamento quanto no consultório. O acolhimento é maravilhoso. Eu não tenho do que reclamar”, destaca a mãe do paciente, Fernanda Castelo.