Gestantes, a partir de 30 semanas, que desejam ter seu bebê no Hospital da Mulher, em Maceió, podem agendar uma visita guiada para conhecer a maternidade de risco habitual da unidade hospitalar. O equipamento, mantido e gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é referência no atendimento humanizado e conta com equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e doulas.
Durante a visita, a futura mamãe pode sanar dúvidas e conhecer de perto toda estrutura materno-infantil da maternidade do HM. A visita guiada tem início na recepção e passa pela classificação de risco, observação obstétrica, Centro de Parto Normal (CPN), alojamento conjunto (Alcon) e as salas de amamentação e de vacinação.
A coordenadora do CPN, enfermeira obstetra Celsa Rodrigues, destacou que a visita guiada é acompanhada por uma enfermeira ou assistente social da unidade. “A escolha do lugar para o nascimento do filho é um momento importante e, por isso, o HM disponibiliza a visita guiada, para que a gestante e seu acompanhante conheçam nossa estrutura. Tiramos as dúvidas, mostramos o fluxo e apresentamos as equipes dos setores”, explicou.
Agendamento
Para visitar a maternidade do HM, a gestante deve se dirigir à recepção para agendar a data de acordo com os dias e horários disponíveis. No dia da visita é necessário portar o Cartão do Pré-Natal e o RG da gestante e do acompanhante.