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Hospital de Emergência do Agreste promove capacitação para profissionais de Serviço Social

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizou capacitação para profissionais do Serviço Social. A ação foi organizada pela Coordenação de Serviço Social e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da instituição.

Durante a capacitação, os profissionais assistiram à palestra intitulada “Entre a incapacidade e a deficiência: critérios de acesso aos benefícios previdenciários e assistenciais”, ministrada pela assistente social Andrêssa Amorim. Ela abordou os benefícios por incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a distinção entre esses benefícios e os que são destinados a pessoas com deficiência, tanto previdenciários quanto assistenciais.

Andrêssa Amorim, que atua no INSS e é doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), destacou a importância do Serviço Social em orientar os pacientes sobre seus direitos e acessos possíveis. “Quando se consegue diferenciar para qual tipo de benefício encaminhar as pessoas, é possível reduzir as dificuldades que elas têm em relação a esses acessos, seja dentro do INSS ou em outras políticas sociais. Assim eles vão conseguir identificar qual a demanda exata para encaminhar corretamente e também quais os documentos necessários para que essas pessoas possam ter esses acessos”, afirmou.

A coordenadora do Serviço Social do HEA, Thaysa Mariá, ressaltou que este é apenas o início de um ciclo de capacitações proposto para a equipe durante o ano de 2024. “Todos os meses vamos trazer uma temática que seja do nosso contexto de atuação profissional, para estar qualificando a equipe e renovando nossos conceitos, porque a realidade é dinâmica, então a gente também precisa se atualizar”, explicou.

Rosana do Nascimento, assistente social, expressou a importância da capacitação para os profissionais da área. “Para quem é profissional é muito importante estar se reciclando, em busca de novos conhecimentos para poder trabalhar as melhorias com os usuários. Humanizando cada vez mais o olhar, o serviço, sempre buscando facilitar todos os processos para os pacientes e familiares. A capacitação é de extrema importância, por isso é gratificante estar aqui aprendendo mais”, salientou Rosana do Nascimento.

“É o compromisso do HEA em promover a qualificação permanente da equipe, visando sempre à melhoria no atendimento e na assistência aos usuários”, disse diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque.

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