O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado em Delmiro Gouveia, deu início, nesta quarta-feira (29), às cirurgias do Programa Ver Melhor Alagoas. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), e oferta consultas, exames e marcações de cirurgias na área oftalmológica à população da X Região de Saúde.
Para ter acesso aos serviços ofertados pelo Programa Ver Melhor, o paciente deve ser encaminhado via Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência, através do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg). Após avaliação e, a depender do diagnóstico, ele poderá ser encaminhado para a realização de cirurgias e procedimentos.
A coordenadora do Centro de Referências do HRAS, Rayane Monteiro, explica que a ação é a continuidade da ação que ocorreu nos dias 17 e 18 deste mês.
“As cirurgias oculares são procedimentos essenciais que podem corrigir a visão e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que passam por elas. Durante esses dias estaremos realizando as cirurgias de pterígio e catarata”, frisou.
Beneficiados
Acometida por pterígio, caracterizado pelo espessamento vascularizado da conjuntiva, a moradora da cidade de Piranhas, Maria Aparecida Santos, foi submetida ao procedimento cirúrgico na unidade hospitalar.
“Descobri que precisava de cirurgia para retirar essa carne crescida no olho quando fui fazer um exame de vista. Minha expectativa é que melhore minha vista, pois pela manhã, às vezes, fica a vista embaçada e arranhando”, explicou.
Já a moradora de Delmiro Gouveia, Josefa dos Santos, agradeceu a todos os profissionais que acompanharam o procedimento. “Acabo de sair da cirurgia e independente do nervoso que estava, deu tudo certo, graças a Deus! Todos me atenderam super bem e foi tudo muito tranquilo”, relatou.
Para o diretor-geral do HRAS, Carlos Augusto dos Anjos, o Programa Ver Melhor Alagoas proporciona para a população sertaneja acesso à saúde de melhor qualidade.
“Desde o início estamos entregando um serviço de qualidade e ágil, assim como nos pede o governador Paulo Dantas e o secretário da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda. Hoje, iniciamos a etapa de cirurgias atendendo a população dos municípios de Delmiro Gouveia, Inhapi, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Olho D’Água do Casado e Piranhas”.
Para o secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Montteiro, a ampliação do Ver Melhor Alagoas tem o propósito de aproximar os serviços de saúde dos alagoanos que moram distante da capital. “O Ver Melhor Alagoas já atendeu cerca de 2 mil pessoas desde a sua implantação, com a realização de centenas de cirurgias oftalmológicas”, frisou.