Como parte das ações do Projeto Alagoas Mais Verde, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) assinou, nesta terça-feira (20), um Termo de Compromisso Ambiental com os municípios de Jequiá da Praia, Penedo, Boca da Mata e Dois Riachos. A iniciativa visa firmar parcerias com as gestões locais e promover a educação ambiental, bem como incentivar a arborização urbana.
Na ocasião, técnicos da Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do IMA explicaram aos representantes municipais o funcionamento e abrangência do projeto. Também foram abordadas as etapas de vistoria nas áreas indicadas, os critérios utilizados para definir os pontos de plantio, a escolha das espécies nativas mais compatíveis com cada região e as ações planejadas para o acompanhamento e manutenção das mudas após o plantio.
Segundo o gerente de Educação Ambiental do IMA, Ykison Emery, o acordo tem como finalidade fortalecer a responsabilidade das prefeituras não só em relação ao plantio, mas também no que diz respeito à proteção e ao manejo adequado das espécies nativas presentes nas áreas contempladas pelo projeto.
“Desde 2015, o Alagoas Mais Verde reafirma o compromisso do IMA com os municípios alagoanos, por meio de ações práticas voltadas à educação ambiental, recuperação de áreas degradadas e arborização urbana. A participação dos municípios é fundamental para que essas iniciativas sejam realizadas de forma integrada”, destacou Ykison.
Parceria
Ainda na oportunidade, o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de Penedo, Fagner Matias, ressaltou a importância da parceria com o IMA para fortalecer as ações ambientais no município. Também pontuou que iniciativas como o Alagoas Mais Verde contribuem para o desenvolvimento sustentável e sensibilizam a população sobre a preservação dos recursos naturais.
“O projeto, além de contribuir para um clima mais ameno, também melhora a paisagem urbana, tornando a cidade mais acolhedora e agradável para os nossos cidadãos”, relata o secretário.
Com o Termo de Compromisso Ambiental, o IMA e os municípios reafirmam o esforço conjunto e a expectativa é que as ações de plantio e educação ambiental se intensifiquem, trazendo benefícios diretos para a qualidade de vida da população e para a preservação dos ecossistemas locais.