Em apenas seis meses de operação, a Águas do Sertão comemora o sucesso dos primeiros passos rumo à meta de levar água tratada a 100% dos municípios alagoanos e conectar 90% das residências do Estado à rede de esgoto nos próximos cinco anos. No Sertão alagoano, algumas intervenções já conseguem garantir mais regularidade de água onde antes o abastecimento era crítico. É o caso, por exemplo, do Distrito Barragem Leste, em Delmiro Gouveia.
Após estudo de viabilidade hidráulica e pesquisa de vazamento na rede de distribuição, foram detectadas ligações clandestinas e um vazamento de grande proporção, o qual foi removido. Com o reparo realizado, houve o aumento da pressão de água, fazendo com que a parte mais alta do Distrito, considerada como a mais crítica, passasse a ser abastecida.
Já em Piranhas, após executar uma extensão de 80 metros de rede, instalar válvulas e alterar o abastecimento para o reservatório apoiado, com maior capacidade, foi possível redistribuir de forma mais equilibrada a água para todo o município e oferecer mais regularidade no abastecimento.
Outro município que também já começa a sentir o efeito dos primeiros investimentos é Inhapi, onde uma extensão de rede de água na Rua João Antônio dos Santos está beneficiando 46 residências, proporcionando mais qualidade de vida para cerca de 150 pessoas.
“Vale reforçar que estas melhorias estão sendo realizadas utilizando tubos de PEAD, material mais moderno e resistente à corrosão e a impactos, o que reduz o risco de futuros vazamentos e permite uma obra de instalação mais rápida, com menos impacto para as vias públicas”, afirma o engenheiro Willian Teske, gerente operacional da Águas do Sertão. “É com muita alegria que percebemos o grande impacto que cada pequena benfeitoria é capaz de produzir na vida das comunidades por onde estamos passando”, diz.
“Ainda há muito trabalho pela frente, mas cada pequena vitória como estas nos mostra que estamos avançando no caminho certo”, completa.