A edição 2025 da maior competição do desporto escolar do estado, os Jogos Estudantis de Alagoas (JEAL) conta com uma novidade que já mobiliza toda a comunidade escolar: a escolha do mascote oficial.
O Governo de Alagoas trabalha para garantir a estrutura necessária aos atletas participantes. As disputas têm início no dia 05 de maio, com as etapas regionais.
No início de abril, os estudantes das redes pública e privada apresentaram suas propostas para escolha do mascote. Cada escola, então, selecionou apenas um desenho, remetendo-o à respectiva Gerência Especial de Educação (GEE), responsável por escolher, mediante comissão instituída para esta finalidade, a proposta mais criativa.
Superada a análise dos 13 desenhos, sendo um por GEE, outra comissão – formada por servidores que integram a administração central da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) – escolheu as três melhores propostas, considerando critérios como a originalidade. Agora, o próprio estudante é quem vai escolher o grande vencedor, com votação popular.
Para participar, basta acessar o perfil oficial da Seduc no Instagram (@educacaoal). A votação acontece até o dia 29 e o resultado será anunciado no próximo dia 30.
Coordenadora do JEAL 2025, Daniela Raposo destaca o alcance da iniciativa. “O regulamento trouxe a importância de cada desenho se reportar à cultura alagoana para que possamos sempre promover aquilo que temos de melhor. E, também, recebemos muitos desenhos sobre a fauna local. Ou seja, o estudante será protagonista durante todo o processo, já que todos podem participar, inclusive, da fase final do concurso”, informa.
Confira, abaixo, os desenhos finalistas e as descrições feitas pelos respectivos autores:
CAURÉ
Autora: Gabrielen Santos de Menezes
Escola: Escola Estadual Drº Rodriguez de Melo (Maceió)
1ª GEE
Cauré é um personagem meio humano, meio peixe-boi – em homenagem à lenda do Rio São Francisco. Ele tem gênero neutro, para representar todas as crianças, e carrega, nas cores e nos detalhes, a cultura popular de Alagoas, como o maracatu e o artesanato em filé.
Sempre animado e com uma bola ou pandeiro na mão, ele adora dançar, jogar e contar histórias. Cauré é aquele tipo de amigo que topa tudo, desde jogar uma partida de vôlei até ensinar uma dança típica da região, sempre destacando a importância de se trabalhar em equipe, respeitar a natureza e valorizar a cultura local.
LINA
Autora: Laís Vitória Laurentino da Silva
Escola: Escola Estadual Monsenhor Clóvis Duarte de Barros (União dos Palmares)
7ª GEE
Com um visual que mistura tradição indígena, folhagens da Mata Atlântica e as cores da bandeira de Alagoas, Lina – cuja espécie é o mutum-de-alagoas – é puro orgulho da terra. Seu nome, de origem árabe, significa “pequena palmeira”, símbolo de resistência e doçura.
Lina é forte, serena e cheia de significado. Cada parte do seu traje carrega um pouco da história e da cultura do nosso estado. Ela representa a sabedoria ancestral e a beleza de se conectar com as origens visando à construção de um futuro melhor.
NISE
Autora: Letícia Silva de Almeida
Escola: Escola Estadual Moreira e Silva (Maceió)
13ª GEE
Inspirada no sagui-de-tufo-branco – um macaquinho típico de Alagoas -, Nise é uma homenagem à psiquiatra alagoana Nise da Silveira. Ela representa a diversidade e a sensibilidade voltada tanto à natureza, quanto às tradições.
O adereço na sua cabeça é inspirado no Guerreiro, um dos folguedos mais conhecidos de Alagoas. Ela é cheia de estilo e tem um jeitinho único de mostrar como cuidar do meio ambiente e das pessoas ao nosso redor faz toda a diferença.