O desembargador José Carlos Malta Marques, presidente da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Alagoas, fez a palestra de abertura do 1º Congresso de Tribunal do Júri do Sertão de Alagoas, nesta quinta-feira (6). Na oportunidade, o desembargador comentou sobre a evolução do cenário acadêmico e jurídico na cidade, nos últimos anos.
“Para mim, que conheci Santana nos meus tempos de estudante de Direito – e nós contávamos numa mão os nomes dos advogados – é uma alegria muito grande ver agora um auditório lotado de jovens advogados e especialistas na área criminal”, disse José Carlos Malta.
Titular da da 3ª Vara Criminal de Santana do Ipanema, o juiz Bruno Massoud palestrou sobre os recursos de apelação em face de decisão dos jurados manifestamente contrária às provas dos autos. Ele ressaltou a importância do evento para a região. “É um ato que vai qualificar os advogados e proporcionar um debate aos estudantes, uma maior interação da sociedade, visando aprimorar os conhecimentos jurídicos e debater a matéria”.
Organizador do congresso, Osman Gaia Filho é presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de Alagoas (Acrimal) em Santana do Ipanema. Ele enfatizou a qualidade dos juristas reunidos e a relevância do tema.
“São nomes extremamente conceituados. Hoje Santana do Ipanema está sendo agraciada por um evento dessa magnitude e eu estou muito feliz. O tema é convidativo, por ser o único momento em que a sociedade está tomando em posse o Poder Judiciário, para decidir a vida de um semelhante”, comentou Osman Gaia.
O evento, que faz alusão aos 200 anos da instituição do Júri no Brasil, prossegue nesta sexta-feira (7), no Hotel Privilegie.