Os 102 municípios alagoanos vão receber do governador Paulo Dantas e da secretária Arabella Mendonça os Kits da Trilha da Cidadania. A entrega vai ocorrer na próxima terça-feira (12), às 11h no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió.
O Kit é o um material didático que oferece uma série de jogos e atividades lúdicas e interativas, projetados para promover o desenvolvimento da consciência crítica, o entendimento dos direitos e a autoproteção de crianças e adolescentes. O conteúdo é destinado a gestores municipais, técnicos de educação e assistência social, conselheiros tutelares e municipais de direitos, com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e prevenir a violência sexual contra esse público em todos os municípios alagoanos.
Dentro do Kit é possível encontrar expressões de emoções, fitas da proteção, quebra-cabeça com as partes do corpo humano, o jogo Trilhando a Cidadania do Sertão ao Litoral, imagens para comentar e o Conto da Bia. Todo o material foi pensado por profissionais capacitados para aplicação, de acordo com o grau de entendimento de cada faixa etária, sendo dividido em primeira infância, infância e adolescência. A aplicação seguirá as orientações da 2ª Edição do Guia Prático Todo Dia é 18 de Maio, disponível no site da Secdef, após oficinas aplicadas pelos profissionais que desenvolveram o material.
A expectativa é que o programa gere um impacto significativo na vida de milhares de crianças e adolescentes alagoanos fortalecendo a rede de proteção. O kit vai contribuir na conscientização de crianças, adolescentes e profissionais sobre os sinais de alerta e os mecanismos de denúncia. Além de ajudar na identificação precoce e atendimento adequado de casos de violência, empoderamento infantojuvenil, fornecendo ferramentas para que reconheçam seus direitos e expressem suas necessidades.
Segundo o estudo da pedagoga Caroline Arcari, mestre em Educação Sexual, em sua dissertação ela fala que a educação sexual é uma das formas mais eficazes para promover a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. Ela fala que é por meio da educação sexual que se constrói um ambiente seguro e que se consegue empoderar o público infantojuvenil para que identifique situações de perigo e possam recorrer a um adulto de confiança, caso estejam enfrentando esse tipo de violação dos seus direitos.
O PROGRAMA
O Programa Todo Dia é 18 de Maio, uma iniciativa pioneira da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), transforma a realidade de crianças e adolescentes alagoanos, promovendo uma cultura de proteção e combatendo a violência sexual de forma contínua e abrangente em todo o estado.
Por meio de campanhas de conscientização, oficinas de capacitação, produção de materiais educativos e o fortalecimento de redes de atendimento, em parceria com outras secretarias e órgãos do Governo de Alagoas, escolas, conselhos tutelares, organizações da sociedade civil e demais atores envolvidos na proteção da criança e do adolescente, o programa fortalece a rede de proteção e promove ações contínuas para prevenir e combater a violência sexual.