A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promoveu, nesta quarta-feira (20), a Oficina Técnica de Expansão da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e Plataformas SUS Digital. A iniciativa aconteceu no Centro Universitário de Maceió (Unima), no bairro Cruz das Almas, em Maceió.
De acordo com a gerente de Atenção Primária da Sesau, Karine Omena, a oficina foi voltada para gestores municipais ou coordenadores de Atenção Primária. Também participaram profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) dos 102 municípios de Alagoas.
“O novo sistema irá unificar as informações do Prontuário Eletrônico dos Pacientes do SUS [Sistema Único de Saúde] na Atenção Primária, bem como, na Média e Alta Complexidade, possibilitando o acesso a todo o histórico clínico do paciente, facilitando não apenas as decisões médicas mais adequadas ao caso, como também, melhorando o banco de dados para a criação de políticas públicas de saúde”, explicou a gerente.
Karini Omena destacou, ainda, que durante o evento foi apresentado um modelo do novo sistema, utilizando a cidade de Marechal Deodoro como exemplo. “Os participantes tiveram a oportunidade de conferir o novo sistema em atividade, que está em fase experimental, o que facilita a compreensão do novo modelo”, destacou.
Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a evolução do sistema é essencial para que o SUS atenda, ainda com mais eficiência, as necessidades da população. “A inovação tecnológica e digital é primordial para o avanço da assistência e, com o novo sistema, os profissionais de saúde terão ainda mais ferramentas para auxiliar seu trabalho, tendo como principal beneficiado o usuário do SUS”, reforçou o gestor da pasta estadual de saúde.