Ícone do site Sertão na Hora

Na China, Governo de Alagoas fomenta parcerias para desenvolvimento do ecossistema de CT&I no estado

Em missão oficial na China, junto ao governador Paulo Dantas, o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Silvio Bulhões, cumpriu agenda relativa à promoção do Estado na Ásia. Com o objetivo de atrair novos negócios e parcerias no campo das inovações tecnológicas, o secretário incluiu na pauta o Programa Mais Ciência, Mais Futuro, que busca valorizar e incentivar os talentos e pesquisadores de diversos níveis no escopo regional. A proposta é atrair os olhares de investimentos externos para o setor em Alagoas .

O primeiro compromisso foi no Consulado do Brasil em Xangai, onde se reuniram com o Cônsul do Brasil, Augusto Pestana. Em seguida, visitaram o Novo Banco de Desenvolvimento, fundado multilateralmente pelos integrantes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, ou South Africa), presidido atualmente pela ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Durante as discussões, foram apresentadas propostas com o intuito de mostrar a nova conjuntura que a política de CT&I do Estado vive e como ela foi construída (e fortalecida) de maneira sólida em tão pouco tempo.  Para o secretário, essa é uma oportunidade única de difundir para o mundo o que Alagoas tem feito de diferente no ecossistema interno e para despontar como destaque nacional e internacional.

“As reuniões e rodadas de negócios com empresas e indústrias de tecnologia chinesas, com as universidades locais e com o Governo chinês estão acontecendo para apresentar todo o potencial que o nosso Estado tem, especialmente a de CT&I. Estamos discutindo possíveis acordos que promovam o desenvolvimento econômico de Alagoas, por meio da atração de investimentos chineses que gerem novas oportunidades para as empresas de tecnologia alagoana fazerem negócios com as chinesas”, afirmou Silvio.

Sair da versão mobile