A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio da Superintendência de Recursos Humanos (Surhu), realizou, na terça-feira (5), em Palmeira dos Índios, e nesta quarta-feira (6), em Santana do Ipanema, ações educativas alusivas ao Novembro Azul – mês mundial de conscientização e combate ao câncer de próstata – para colaboradores da empresa.
Nas duas cidades foram desenvolvidas atividades que incluíram apresentação da peça “Indiana e Jones contra o Câncer de Próstata”, produzida pelo Teatro Corporativo do Sesi, com as duplas de atores Gedilson de Paula e Angélica Louise, e Pedru Leon e Fran Sallys; palestras sobre sintomas, cuidados e prevenção da doença, proferidas pelo técnico de enfermagem do trabalho, Ronaldo Gomes; e sorteio e distribuição de brindes. As reuniões ocorreram nos auditórios das regionais Serrana e Bacia Leiteira.
A programação dos eventos foi elaborada pela Assessoria de Comunicação, Marketing e Ouvidoria (Ascom), em parceria com a supervisão de Bem-Estar Social (Suptbes), da Companhia. O próximo encontro será no dia 19, no auditório da Geroc, no Complexo Farol, em Maceió.
Este ano, a campanha da Casal tem como tema “Ter coragem é se prevenir”, e objetiva conscientizar, ainda mais, os funcionários da empresa sobre a necessidade de cuidar da saúde, especificamente, e fazer o exame da próstata, periodicamente.
O dia 19 novembro é considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é a segunda que mais mata homens no Brasil. São aproximadamente 72 mil novos casos todos os anos no país, levando a óbito, em média, 16 mil pessoas a cada anualmente.
Para Jane Gleide Torres, coordenadora Administrativa e Financeira da Regional da Casal, em Palmeira dos Índios, a realização do evento é muito importante para alertar os colaboradores sobre a doença. “Achamos importantíssimo a nossa empresa promover esse tipo de ação aqui. Nosso quadro funcional tem muitos homens e eles precisam receber informações sobre cuidados e prevenção do câncer de próstata”, ressaltou.
Erickson Aquino, coordenador Operacional da Bacia Leiteira, também destaca a importância de ações como a que foi realizada em Santana do Ipanema. “A saúde do trabalhador é primordial e essas ações servem de alerta para todos nós. Precisamos fazer a prevenção não só do câncer de próstata, mas também de todas as doenças”, alertou.