Nutricionistas do HGE ensinam crianças internadas na Pediatria a apreciar comidas saudáveis

Um “bolo mágico” foi ensinado para elas, bem como a importância de evitar alimentos industrializados e com excesso de açúcar

Por Thallysson Alves / Ascom HGE

17/10/2024 -

17:15h

Beatriz Castro

Já imaginou fazer um “bolo mágico” com o seu filho? No Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, isso se tornou realidade. Uma receita especial foi ensinada por nutricionistas da unidade para as crianças internadas na Pediatria. O resultado foi muita diversão, muitos sorrisos e, principalmente, o estímulo para uma alimentação saudável.

A Oficina de Culinária é um evento realizado mensalmente pelo Serviço de Nutrição e Dietética do HGE. Em cada edição, uma nova receita é ensinada à criançada e aos seus responsáveis. A ideia é que elas sejam reproduzidas em casa, após a alta hospitalar; e demonstrar que é possível comer um cardápio delicioso sem perder a qualidade nutricional.

“O intuito é diminuir a falta de apetite, orientar os familiares a como se alimentar de uma forma saudável, evitando excesso de sacarose, de açúcares e de alimentos industrializados. Enfim, aprender de uma forma lúdica a cozinhar, comer comida de verdade, que é o que mais orientamos aos responsáveis, no objetivo de promover saúde para as crianças”, justificou a nutricionista do HGE, Rosemary Caldas.

Todo esse processo foi feito pelas próprias crianças, supervisionadas pelas nutricionistas e sob o olhar atento de um familiar. Além dessa atividade, os pequenos receberam desenhos para colorir e puderam encher as profissionais de perguntas para que entendessem tudo sobre a importância de se alimentar bem.

“Eu achei essa atividade muito interessante. Uma receita saudável. Até porque eu estou tentando trazer isso para o meu filho. Está aprovado o bolo de banana, de chocolate. Muito bom! Gostei mesmo”, avaliou Amanda Patrícia, mãe do João Miguel, uma das crianças que está sendo assistida pela equipe multidisciplinar da Pediatria do HGE.

O HGE é porta aberta para o atendimento pediátrico e conta com especialistas que atuam nas observações, nas enfermarias, no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Todos os serviços funcionam 24 horas e atendem a vontade do governador Paulo Dantas em tornar cada acolhimento mais humanizado, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Receita

O “bolo mágico” ensinado pelas profissionais, com o apoio de estudantes de Nutrição que estagiam no HGE, tem sabor de chocolate. Para fazer, são necessárias duas bananas (pacovan, nanica ou prata) médias maduras, duas colheres (de sobremesa) de cacau em pó, duas colheres (de sopa) de farinha de aveia, duas colheres (de sopa) de óleo de coco ou óleo de soja, uma colher (de sobremesa) de fermento em pó e um ovo.

“Para fazer é fácil. Basta bater os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar homogênea. Em uma assadeira untada com óleo de coco ou de soja deve ser despejada a massa liquidificada. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, a 180ºC. Depois retire e deixe esfriar. Pronto, agora é só comer, de repente com um suco de frutas natural”, explicou a acadêmica Hevelly Thays.