Guarnições das polícias Civil e Militar deram cumprimento a 12 mandados de prisão e 32 mandados de busca e apreensão emitidos pela 17° Vara Criminal da Capital, nas operações integradas denominadas Caroá e Camuxinga, deflagradas na manhã desta quinta-feira (23).
Foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão nos municípios de Maceió, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Arapiraca, Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras e São José da Tapera, Craíbas, além de Pomerode, no estado de Santa Catarina.
Informações divulgadas no início da tarde pelo 7º Batalhão aponta que foram realizadas 2 prisões em flagrante, 12 cumprimento de mandados de prisão e 1 apreensão de um menor.
Foram apreendidas 120g de cocaína, 154 pedras de crack, 307g de maconha, 18 Munições 9mm, 9 celulares, 1 munição .380, 1 revólver cal. 38, 6 Munições cal. 38, R$ 150 em espécie e 1 relógio.
Operação Caroá
A ação desarticula uma organização criminosa que atua no Sertão, Agreste e também na capital alagoana e cumpre 12 mandados de prisão e outros 25 de busca e apreensão nos municípios de Maceió, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Arapiraca, Craíbas e, ainda, em Pomerode, no estado de Santa Catarina.
As investigações foram realizadas através de uma atuação conjunta entre o Gaeco, a 65ª Promotoria de Justiça, a SSP/AL e o 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O nome da operação se dá em razão de “Caroá” ser uma planta nativa da Caatinga, vegetação típica do Sertão, onde a Orcrim iniciou suas atividades delituosas. Os líderes do grupo também são nativos da região, apesar de alguns já terem se mudado para Maceió e para fora de Alagoas.
Os mandados estão sendo cumpridos por policiais do 3º, 7º, 9º, 10º e 11º Batalhões da PM, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), 1ª, 3ª e 6ª Companhias Independentes de Polícia Militar e pela Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes). Também participam da ação policiais civis da Diretoria de Polícia Judiciária da Área 3 (DPJ-3) e da 2ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), além do Comando de Aviação do Estado da SSP (Comave).
Operação Camuxinga
O trabalho integrado entre as Polícias Civil e Militar é coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e cumpre sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, Poço das Trincheiras e São José da Tapera.
A investigação, que ficou a cargo da SSP/AL, Dracco e 7º BPM, visa desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico de entorpecentes no Sertão alagoano. A ação ganhou o nome de “Camuxinga” em referência ao principal bairro da área de atuação do grupo criminoso, localizado em Santana do Ipanema.
Para dar cumprimento aos mandados judiciais, também expedidos pela 17ª Vara, foram empregados policiais militares do 7° e 9° Batalhões da PM, Copes e Canil.