Após 9 meses de incêncio, as operadoras Tim e Vivo seguem operando com deficiência em Santana do Ipanema. O problema começou depois que a torre na Serra da Micro-ondas pegou fogo, local onde os serviços dessa modalidade tem seu principal ponto de transmissão. O sinistro aconteceu na madrugada do dia 27 de dezembro de 2020 e até a presente data, nada foi resolvido.
A população que utiliza os serviços das telefonias segue na bronca. Vereadores da Casa Tácio Chagas Duarte cobraram uma posição das operadoras, que informaram que estavam trabalhando no caso, mas até o momento não restabeleceram o sinal 100%.
A Defensoria Pública instaurou um procedimento para apurar o incêndio e entrou com ações para as operadoras restabelecerem o sinal em Santana. No entanto, nada foi resolvido e os sinais continuam sem funcionar em alguns bairros da cidade, os quais antes do incidente funcionavam.
Em março de 2021, a operadora Tim, visando reparar os danos causados por problemas na rede, enviou uma mensagem para um de seus clientes de Santana do Ipanema ressarcindo sua conta em R$ 0.01 e justificou que o “montante” era “devido a problemas na rede” e que “estava ressarcindo aconta em R$0.01, esse credito é valido por 30 dias e pode ser usado para chamadas entre números TIM e outras”, diz a mensagem.
O cliente da operadora, que é leitor do Portal Sertão na Hora, comentou que a mensagem mais parecia uma piada. “A operadora deveria se preocupar em resolver de vez o problema e não me ressarcir com R$ 0.01. Este valor é insignificante, não repara os danos causados neste período. Até hoje o sinal em minha rua não funciona. O problema se estende em outras ruas da cidade”, disse.