Ouvidoria SUS contribui com a qualificação da assistência nas unidades de saúde

Por Redação Secretaria de Estado da Saúde

02/09/2021 -

15:03h

Ouvidoria SUS recebe as demandas dos usuários, como sugestões, críticas e elogios aos serviços disponibilizados/Foto: Carla Cleto

Se você acha que registrar uma informação na Ouvidoria SUS não serve para nada, então fique ciente de que este pensamento não ajuda na construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Quando o cidadão não relata um fato, os gestores desconhecem as sugestões, as reclamações e os elogios dos próprios usuários, o que, de forma oficial, poderia ajudar na execução de estratégias e melhoria da assistência.

A Ouvidoria SUS é um canal democrático de comunicação e articulação entre o cidadão, que exerce seu papel no controle social, e o gestor. Em Alagoas, a sede da Ouvidoria SUS está na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), mas, é possível oficializar as ocorrências nas próprias unidades de saúde, entre elas o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), as unidades mistas e os hospitais.

Ouvidoria SUS funciona como um termômetro dos serviços prestados pelas unidades de saúde

“No HGE, funcionamos de segunda a sexta-feira, entre às 7h e 19h. Em nossa sala, localizada no primeiro andar, próxima ao Auditório, realizamos o acolhimento presencial, documentando todas as informações e encaminhando aos setores competentes para análise e providências. Em contrapartida, também recebemos a resposta destes setores e informamos ao cidadão o resultado da notificação”, explicou Viviane Souza, coordenadora da Ouvidoria SUS do HGE.

Em 2020, a equipe da Ouvidoria do HGE realizou 1.547 atendimentos. Entre janeiro e julho de 2021, já foram 760 relatos registrados – neste mesmo período, no ano passado, houve 987 demandas. Para o gestor do hospital, Paulo Teixeira, essa diminuição teve interferência da pandemia, uma vez que a circulação de pessoas dentro da unidade precisou diminuir como medida de controle à disseminação da Covid-19.

Serviço atende usuários de forma presencial, por e-mail ou telefone

“Mas o nosso telefone (82) 3315-7458 continua disponível. Se o paciente ou acompanhante não puder se deslocar, solicite o uso de um dos telefones espalhados pelo hospital. É importante para a Gerência receber as considerações dos cidadãos, pois, tendo conhecimento, criamos instrumentos para melhorar as nossas tomadas de decisões e abrimos, também, um espaço para esclarecimentos”, ressaltou Teixeira.