Ícone do site Sertão na Hora

Paciente do Núcleo de Apoio ao Fumante celebra quase três meses sem cigarro

Abandonar o cigarro é um grande desafio, mas para aqueles que contam com o apoio certo, o caminho se torna mais leve. É o caso da moradora de Maceió Ellyn Karen Nascimento, de 37 anos, que está celebrando quase três meses sem fumar, após iniciar tratamento no Núcleo de Apoio ao Fumante da Clínica da Família do Jacintinho, na capital alagoana.

Fumante desde os 20 anos, a paciente relata que começou a fumar devido à ansiedade. “Fui morar em outro estado, sozinha, sem familiares ou conhecidos, daí comecei a me sentir muito ansiosa e, um dia, passando por uma vendinha, comprei uma unidade, no outro duas e comecei a fumar diariamente, chegando a fumar mais de uma carteira por dia”, relembrou Ellyn.

A paciente iniciou o acompanhamento no Núcleo de Apoio ao Fumante no dia 26 de dezembro de 2024 e já comemora as mudanças no dia a dia. “Quando estava fumando me sentia muito cansada. Até para fazer uma caminhada da minha casa para o mercadinho, que é bem próximo, já ficava ofegante. Mas agora já consigo até correr; e outro ponto que observei, foi quanto à alimentação, que antes mal sentia o gosto e, agora, me alimento até melhor, porque sinto o gosto certo da comida. O prazer sexual também mudou bastante!”, exemplificou.

Com o apoio do Núcleo de Apoio ao Fumante, a paciente encontrou o suporte que precisava para iniciar o tratamento. Ela destaca que no programa recebe orientação, escuta e incentivo. “Possuímos essa vontade de parar de fumar, mas nosso primeiro passo é o querer. E com a ajuda dos profissionais, a equipe está bem preparada para nos ajudar”, disse a paciente.

Ao celebrar sua vitória contra o tabagismo, Ellyn Karen Nascimento faz questão de incentivar outras pessoas que desejam seguir o mesmo caminho. “Não desista. Você consegue! Eu consegui, meus colegas estão conseguindo e você também é capaz de conseguir! Hoje já me sinto 100% em tudo, estou até correndo que era algo que não fazia antes. Respiro melhor, sinto mais disposição e estou confiante de que vou conseguir me manter longe do cigarro”, comemorou.

Núcleo

O Núcleo de Apoio ao Fumante é um serviço integrante das ações de combate ao fumo, promovido pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Ele oferece acompanhamento multiprofissional, apoio psicológico e, quando necessário, tratamento medicamentoso para quem deseja largar o vício.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Eunice Canuto, ressaltou que os Núcleos de Apoio ao Fumante em Alagoas são fundamentais para as pessoas que pretendem parar de fumar. “Por meio deles, as pessoas que têm dificuldades para se libertar do vício da nicotina contam com mais um espaço acolhedor para abandonarem o cigarro”, frisou.

O Núcleo de Apoio ao Fumante realiza encontros periódicos, nos quais os participantes compartilham experiências, aprendem estratégias para lidar com a abstinência e recebem estímulo para manter-se firmes no propósito de parar de fumar. Além disso, profissionais de saúde monitoram o progresso de cada paciente e oferecem alternativas para minimizar os sintomas da dependência.

Os fumantes interessados em participar do Núcleo de Apoio ao Fumante podem buscar ajuda por meio do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, que presta cooperação técnica e apoio aos municípios. Em Alagoas existem os Núcleos de Atenção ao Fumante implantados nos municípios de Arapiraca, Coruripe, Campo Alegre, Craíbas, Jacaré dos Homens, Junqueiro, Igaci, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pilar, Piranhas e Teotônio Vilela.

Já em Maceió, existem Núcleos de Atenção ao Fumante no II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá, localizado na Praça da Maravilha, no Poço; Hospital Universitário (HU); Unidade de Saúde João Paulo II, no bairro Jacintinho; Núcleo de Atenção ao Fumante, que fica na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, para atendimento ao servidor; e na Clínica da Família do Benedito Bentes.

Sair da versão mobile