Paulo Dantas celebra avanços na educação e entrega kits de alfabetização para municípios alagoanos

Evento reuniu representantes da educação dos 102 municípios para entrega da coletânea “Alagoas Encanta o Mundo Inteiro: Palavra Rendada”

Por Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas

31/03/2025 -

17:15h

Pei Fon / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas participou, nesta segunda-feira (31), ao lado da secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, da celebração dos resultados expressivos obtidos na última edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Durante o evento, que ocorreu no Teatro Gustavo Leite, foram entregues os kits da coletânea “Alagoas Encanta o Mundo Inteiro: Palavra Rendada” para as redes municipais de ensino.

A distribuição do kit é inédita e tem como proposta auxiliar e guiar os professores das redes municipais no processo de letramento das crianças. Todo o conteúdo foi elaborado por professores alagoanos. Cada aluno recebe dois livros; e o professor, um manual com orientações sobre os potenciais e as formas de aplicação do material.

Paulo Dantas reconheceu os esforços conjuntos entre Estado e municípios em prol de um objetivo comum: educar.

“Alagoas vive um momento de avanço quando o assunto é educação, superando as metas do IDEB 2023. O Estado ficou em 9º lugar no ranking nacional dos anos iniciais do ensino fundamental, em 7º nos anos finais, e em 15º lugar no IDEB do ensino médio. Esses números foram possíveis graças ao esforço dos estudantes e também a encontros como este, que unem a educação de todas as esferas, promovem orientações e viabilizam a entrega de material didático”, destacou o governador.

O Governo do Estado vai entregar 177 mil exemplares da coletânea para os 102 municípios alagoanos. A expectativa é que mais de 90 mil crianças e 5 mil articuladores de ensino sejam diretamente impactados positivamente com o kit, que também valoriza aspectos da cultura local.

“A educação alagoana é aprovada por 85% da população, segundo pesquisa do Instituto Ibrape, e esses números mostram que estamos no caminho certo. A educação é a nossa prioridade, e não medimos esforços quando o assunto é educar, seja no ensino infantil, com Creche Cria; a alfabetização, em parceria com os municípios; ao ensino médio, com a rede pública estadual”, declarou Paulo Dantas.

A secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, ressaltou que por trás de bons resultados há programas estruturados e continuamente acompanhados.

“Quando olhamos para esses números, precisamos lembrar das iniciativas que transformaram a educação de Alagoas. Temos, por exemplo, o Cartão Escola 10, que incentiva a frequência; o Vem que Dá Tempo, que estimula o retorno dos estudantes; o Leite do Coração, que alimenta e contribui para o aprendizado; e o Escola do Coração, que amplia a oferta de vagas e melhora a infraestrutura das unidades educacionais”, destaca a secretária.

Criança Alfabetizada

A educação alagoana também comemora os avanços na alfabetização infantil. “Nós alcançamos um crescimento de quase 200% na fluência leitora de estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede pública. A entrega anual dos kits fortalece as redes municipais e contribui para o cumprimento das metas de alfabetização”, reforça Roseane.

A coletânea “Alagoas Encanta o Mundo Inteiro: Palavra Rendada” é voltada à didática da Língua Portuguesa, com caráter complementar, e visa atender ao ciclo de alfabetização — alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental — em todas as escolas públicas do Estado, sendo destinada tanto aos estudantes quanto aos professores.

“Nós da gestão municipal vivemos em um regime de colaboração com a Seduc, e sabemos que quanto mais forte ele for, quanto mais estivermos juntos nesse processo, mais sucesso teremos. Precisamos conhecer as conquistas e os obstáculos, esse kit nos ajuda nisso, pois funcionam como bússolas, orientando a rede municipal sobre como trabalhar a alfabetização e o letramento”, afirmou Adriana Paulino, secretária municipal de Educação de Maravilha, com o kit em mãos.

Esteve presente na solenidade, representando os municípios alagoanos, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão.