O perito criminal do Instituto de Criminalística de Maceió, Marcelo Velez, participou do 5º Anual Crash Test Conference, realizado nos dias 4 e 5 de abril em Campo Grande (MS). O evento, que ocorre anualmente, tem como objetivo analisar as repercussões dos impactos em colisões de trânsito, proporcionando uma oportunidade para a troca de conhecimentos entre especialistas da área.
Durante a conferência, diversos estudos sobre levantamento policial e pericial em locais de acidentes foram conduzidos. Entre as atividades realizadas, destacam-se os testes de frenagem com caminhão-tanque e os testes de emergência, além da medição de marcas de frenagem de veículos de diferentes portes. Esses testes são essenciais para entender melhor os fatores que influenciam a dinâmica de uma colisão.
Além dos testes veiculares, também foram simuladas diversas situações de atropelamento, permitindo que os peritos participantes analisassem e discutissem os resultados de forma aprofundada. Esse processo de análise coletiva visa garantir a aquisição do conhecimento de maneira eficaz e precisa.
“Foi um momento extremamente rico, de troca de muitas informações, de aprendizado, de uso de técnicas e equipamentos que vão engrandecer a polícia em local de trânsito aqui no estado de Alagoas”, comentou Marcelo, ao abordar a importância do curso para a Polícia Científica.
Os testes foram conduzidos por Emerson Lopes e Alexandre Fontoura, peritos criminais do Mato Grosso do Sul, e contaram com a participação de Gustavo Enciso, especialista de renome internacional em perícias de acidentes de trânsito. Também estiveram presentes os renomados Gisella Insauralle e Abilio Bigetti, referências globais na área.
“O curso é importante porque permite nivelar o conhecimento profissional do perito, de forma que possamos trazer para Alagoas as técnicas mais avançadas do mundo no que tange às perícias em locais de trânsito”, concluiu o perito criminal, ressaltando a conferência que irá contribuir para a atualização e o aprimoramento das práticas periciais.