As ações operacionais da Polícia Militar de Alagoas resultaram em número expressivos nas apreensões de ilícitos durante o mês junino no estado. Números divulgados pela 2ª Seção do Estado Maior (setor responsável pelas estatísticas da PM) mostram que 116 armas e 71,135 quilos de drogas foram retirados de circulação entre 1º e 30 de junho.
Somente em revólveres, foram 54 modelos recolhidos durante operações e patrulhamentos de rotina pelas equipes policiais. O segundo tipo de arma mais apreendido foi a espingarda, com 32 registros, seguido pelas pistolas, com 27 apreensões.
Com quase 36 quilos retirados de circulação, a maconha foi a droga mais apreendida durante o mês de junho no estado. O número de quilogramas de cocaína apreendidos passou dos 35 quilos. O montante representa um prejuízo de 630 mil reais ao tráfico de drogas em Alagoas, pois, segundo dados do setor de estatísticas da PM, o quilo do entorpecente é negociado a 18 mil reais.
O comandante-geral da PM-AL, coronel Paulo Amorim, destacou que os números são reflexo “do trabalho desenvolvido pelas equipes diuturnamente e da integração com as outras forças de segurança na manutenção da tranquilidade em todas as regiões do estado”.
Ações exitosas
Dentre as ações desenvolvidas durante o mês, a PM-AL desarticulou uma refinaria de cocaína em Arapiraca e a apreensão de mais quantidades da droga em uma balsa que vinha de Sergipe com destino a Penedo. As duas ações somaram 24 quilos do total de cocaína apreendido no mês.
Já em Maceió, uma ação integrada entre militares do Bope e da Rotam apreenderam seis armas de fogo durante uma festa com apologia a uma facção criminosa, no Conjunto Virgem dos Pobres 3.