Trinta e nove policiais militares lotados em cidades do Vale do Paraíba concluíram, na manhã desta quarta-feira (2), o segundo Estágio de Nivelamento Operacional do Pelopes (ENOP). O evento de formatura aconteceu na Câmara dos Vereadores de Atalaia, cidade-sede da 3ª Companhia Independente, unidade responsável pela execução da capacitação.
Para o comandante da unidade, major Carlos Alberto, a capacitação é uma ferramenta de aprimoramento das ações operacionais desenvolvidas pela unidade. “Uma boa preparação tem como consequência uma tropa cada vez mais preparada e disposta a combater o crime. Esperamos que os formandos funcionem como multiplicadores das instruções passadas e levem à padronização da operacionalidade em suas respectivas unidades”, destacou o oficial.
O ENOP 2024 começou no dia 16 de setembro, e contou com uma carga horária de 84 horas-aula, incluindo instruções no Bope, Rotam e Grupamento Aéreo. Dentre as disciplinas ministradas, estavam abordagem a pessoas e veículos e patrulhamento em locais de alto risco.
O evento contou com a presença de autoridades civis e militares. Dentre eles, estavam o secretário de estado da Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva; o diretor de logística da PM, coronel Thúlio Emery; e o comandante do policiamento da região Agreste, coronel Carlos Azevedo.