Mais uma vez, uma iniciativa da Polícia Militar de Alagoas se torna referência para outros estados. Uma comitiva da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) veio conhecer de perto a experiência alagoana sobre a implantação da identidade funcional no formato digital. Os visitantes estão sob o comando do major André Liciarde, capitão Marcelo Sales, subtenente Joaquim Alves e sargento Alves Júnior.
A visita técnica tem o objetivo de conhecer de perto como foram desenvolvidos a carteira funcional (RGPM) e o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF) digitais. A inovação promoveu praticidade, segurança e portabilidade para documentos. Desde fevereiro de 2023, os documentos, antes somente no formato físico, passaram a existir também no formato digital, e agora também estão disponíveis no aplicativo Sistema PMAL. A plataforma foi desenvolvida pela 5ª Seção do Estado Maior-Geral (EMG), que é setor de Tecnologia da Informação.
O grupo da coirmã foi recepcionado na manhã desta quinta-feira (09) pelo comandante-geral da Corporação, coronel Paulo Amorim, na sede do Comando Geral, no Trapiche da Barra, em Maceió. Participaram ainda o chefe e representantes da 5ª Seção, tenente coronel Roberto Júnior e também da Diretoria de Inteligência – setor responsável pela emissão do RGPM e do CRAF. A visita percorreu ainda outros pontos, como a sede do Setor de Identificação e Registro de Produtos Controlados (SIRPC).
Entre os anfitriões, estiveram também o subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, o coronel Wilson da Silva, comandante de Policiamento da Região Sul. O major Cézar Caldas, chefe da Subseção da Informação e Segurança da Informação da 5ª Seção esteve presente. Representando a Diretoria de Inteligência, participou o tenente Eduardo Juelle, do SIRPC.