A Polícia Militar de Alagoas realizou nesta terça-feira (6) a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), turma 2025, composta por 60 capitães, sendo 31 da PM alagoana e os demais das polícias militares dos estados do Rio de Janeiro (PMERJ), Bahia (PMBA) e Maranhão (PMMA). O evento ocorreu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).
Voltado à capacitação de capitães para funções de comando, chefia e assessoramento, o CAO é etapa obrigatória para a ascensão profissional, com ênfase em gestão, doutrina e estratégia policial, conforme a Matriz Curricular Nacional. O evento marca o início de uma importante etapa na formação dos oficiais intermediários e reafirma o compromisso da PM alagoana com a excelência e a valorização profissional.
A cerimônia contou com a homenagem ao veterano, prestando as devidas honras por todos os militares presentes ao tenente reformado Verisson Rocha.
A solenidade foi presidida pelo secretário executivo de Gestão Interna da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e coronel da reserva remunerada, Jairison Correia. O subcomandante-geral, coronel Neyvaldo Amorim, representou o comando da corporação.
CAO
O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais tem carga horária de 620 horas, com duração média de seis meses. O objetivo do curso é o aperfeiçoamento através de uma contínua formação, qualificação e especialização de seus profissionais militares no posto de capitão, atualizando e ampliando conhecimentos, a partir de um enfoque multidisciplinar.
O curso visa preparar os capitães para a ocupação de cargos e o exercício de funções que exijam conhecimentos e práticas em seus níveis de oficialato, em especial aquelas voltadas à área de gestão.