A Polícia Militar de Alagoas lançou, através do Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD), um programa de incentivo à saúde e a prática de atividade física para os seus servidores. A medida foi publicada no Boletim Geral e fornece mais de 230 vagas em consultas nutricionais e acompanhamento de práticas esportivas. No total, serão ofertadas mais de 700 consultas, incluindo reavaliações.
A iniciativa surgiu a partir do Programa Vida Saudável e Superação, que está em andamento sob a coordenação do DEFD e proporciona aos militares acesso à avaliação física e acompanhamento em treinamentos personalizados. Além das consultas, os militares terão acesso a um aplicativo que disponibilizará um plano alimentar e treino.
De acordo com o chefe do DEFD, tenente-coronel Alberto Cardoso, a iniciativa irá valorizar, ainda mais, os profissionais de segurança pública. “Eles terão acessos a planos de dieta alimentar, bem como de programas individualizados de atividades físicas. Tudo isso sem custo algum para o militar”, explicou. “É um programa de relevância ímpar e pioneiro na nossa Corporação”.
O programa terá a duração de seis meses e será dividido em três momentos: primeira avaliação e reavaliações com 60 e em 150 dias. As avaliações ocorrerão na Academia de Polícia Militar, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças e no 5º Batalhão, em Maceió, e no 3° Batalhão, em Arapiraca, às segundas, quartas e sextas, das 7h às 11h. Serão destinadas 163 vagas para a capital e 70 vagas para o interior.
Para realizar a inscrição, os interessados deverão se manifestar individualmente através de requerimento, entregue via SEI ao seu diretor/chefe ou comandante de unidade ao qual estiver diretamente subordinado, até o dia 9 de maio, conforme modelo disponibilizado em anexo no BGO Nº 084 de 07 de Maio de 2024.
Em seguida, o Diretor/Chefe ou Comandante de OPM deverá encaminhar Ofício via SEI com a relação de militares interessados ao DEFD até o dia 10 de maio de 2024. O processo seletivo dos candidatos constará das seguintes fases: análise de requerimentos, comprovação de inspeção de saúde e inscrição no programa.