Ícone do site Sertão na Hora

Polícia Militar promove workshop sobre Comunicação Institucional da Corporação

 

A Polícia Militar de Alagoas promoveu, nesta quarta-feira (28), um evento para discutir e nivelar procedimentos relativos à política de comunicação institucional. O “Workshop de Comunicação Pública: narrativas que transformam e conectam” ocorreu no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e reuniu autoridades, comandantes e subcomandantes, além de oficiais e praças responsáveis pela comunicação nas diversas unidades da capital e do interior.

O objetivo do evento, coordenado pela Diretoria de Comunicação Social (DCS), foi oferecer aos policiais militares participantes treinamento e subsídios para manter uma comunicação institucional estratégica, intencional e eficaz em suas Unidades, a partir de parâmetros que visam padronizar procedimentos, uniformizando as práticas relativas à área na instituição, além de aumentar a visibilidade das ações, aproximando ainda mais a instituição da sociedade.

 

De acordo com a diretora da DCS, tenente-coronel Josiene Lima, o evento foi uma oportunidade de estreitar os laços e trocar experiências.

“Este é um momento para que possamos debater sobre a nossa política de comunicação institucional, compartilhando boas práticas, sempre movidos por comunicar de acordo com os valores próprios da nossa Corporação. Que possamos estar cada vez mais próximos e alinhados, comunicando com excelência e mantendo a boa imagem da nossa PM-AL”, destacou em seu discurso.

O workshop contou com a palestra proferida pelo convidado coronel da PM de São Paulo, Emerson Massera. O oficial é chefe do Centro de Comunicação Social da coirmã paulista e falou sobre a importância da área, além de estratégias de posicionamento e reputação institucional.

“Hoje não podemos abrir mão de investir em uma política de comunicação eficiente em nosso contexto de atividade de polícia. Um bom trabalho desenvolvido blinda a nossa instituição, além de promover uma melhor sensação de segurança, algo extremamente esperado e benéfico para a população. Precisamos sempre levar em consideração que todos os policiais de uma Corporação comunicam, intencionalmente ou não, por isso é tão importante que todos estejam bem alinhados com o planejamento comunicacional estabelecido”, pontuou.

Oficinas

O segundo momento do workshop foi marcado pela participação em oficinas práticas. O coronel Massera conduziu a oficina de Media Training, orientando comandantes e subcomandantes de Unidades quanto ao relacionamento com a mídia e interação com a imprensa, enquanto que os tenentes Felipe Fosatto e Juliana Sofia, da DCS, trabalharam conteúdos relacionados ao tema Cerimonial, Protocolo e Eventos.

Para o tenente Cleylton Pessoa, do Batalhão de Trânsito, a iniciativa abordou aspectos relevantes da comunicação no contexto policial militar. “Conseguimos entender melhor o funcionamento para os eventos e tenho certeza que iremos aproveitar bastante do conteúdo repassado aqui nas atividades diárias em nossas Unidades”, frisou.

A sargento Dartiane Vasconcelos, os cabos Viviane Lins, Yago Melo e George Monte e o soldado Igor Lessa coordenaram as oficinas que trataram de temas como gestão de mídias sociais, texto jornalístico, produção de vídeos e técnicas de fotografia.

O sargento Hugo Dias Fernandes, do 11º Batalhão, sediado em Penedo, atua como auxiliar de comunicação social e destacou a importância do workshop para o desenvolvimento de suas atividades.

“Foi um momento muito rico e de bastante aprendizado. Pudemos perceber que existe uma doutrina, um padrão estabelecido e que o trabalho fica com mais qualidade quando se observa essas diretrizes. Nas oficinas, conseguimos tirar as dúvidas e recebemos instruções valiosas que irão aperfeiçoar e muito o nosso trabalho”, destacou.

A solenidade foi presidida pelo secretário Executivo de Políticas de Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro, e contou com as presenças do subcomandante da PM, coronel Neyvaldo Amorim, do comandante de Policiamento da Região do Sertão, coronel Raimundo Lessa, da Região Metropolitana, coronel Maciel Pantaleão e da Região Agreste, coronel Carlos Azevedo; representando o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, a tenente-coronel Viviane Suzuki, além de alunos de cursos de formação, habilitação e gestão que se encontram em andamento na PM.

Sair da versão mobile